Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Quintal em modo SS - Take 2

No domingo passado fui a mais uma voltinha pelos trilhos da outra margem.
Novamente acompanhado da minha SSMachine e por alguns dos amigos do costume.
Uma passeata tranquila sem os precalços que caracterizaram as anteriores.

Na "pista" criada pelos nossos amigos dos calções largos (ehehehehe)...

A determinada altura, fomos confrontados com a hora de ponta no singletrack que fica mesmo pertinho do Almada Forum. Um passeio pedestre com, à vontade, mais de meia centena de participantes, deslocava-se em sentido contrário ao nosso e como mandam as regras, calhou-nos a nós esperar que os caminheiros passassem todos.

O que diga-se, e a bem da verdade, demorou um bocadinho.

Grupo muito grande que nunca mais acabava de passar...
E continuavam a passar...

Há por aquelas bandas algures, um pequeno trilho que tem duas variantes. A dificil, técnica e ligeiramente agressiva na sua parte final, com dois "degraus" bastante imponentes para terminar, ou a variante fácil.

Foi esta última que eu e mais uns quantos companheiros escolhemos para o percurso de hoje. Um singletrack fácil, sempre a descer, que percorremos a uma velocidade estonteante. Com uma margem de relativa segurança para o Prates que rolava à minha frente, o GPS acusou mais de 50km/h, o que para o trilho em questão nos garantiu a todos uma viagem com a adrenalina a bombar bem forte.

Após uma descida louca a velocidades loucas e já depois dos restantes companheiros terem chegado...
Artur, eu e o Bruno. Visivel também o amigo Prates...
Fotografo e restante grupo...

Daqui á paragem para o tradicional cafézinho foi um instante.
Parámos no café que tem servido as nossas últimas passeatas e mais uma vez, tinha tudo o que precisávamos e/ou queríamos para nos satisfazer os apetites.
Eu bebi o costume e comi uma bola com creme! Café no final, junto com o cigui da ordem para rematar a "cenaça".

No café, a tratar um problema na maquina do Edgar...

A procissão pela beira das praias fez-se tradicionalmente, com a paragem para a foto a constatar até que ponto parecem formigas na areia, os vereneantes que se concentram à beira da água, ao longo daquele língua arenosa e nestes dias quentes de Agosto.

Na Caparica, a ver o mar e as formigas ao fundo...

O regresso para Santa Marta também decorreu sem incidências de maior, tirando o furo que assolou o pneu do Artur a escassos minutos do final da passeata.
Felizmente abrigados à fresca pelo pequeno pinhal, tardámos uns bons minutos até ter o problema completamente resolvido.

A camara estava tão feita ao pneu que pareciam um só, o pneu e a camara de ar. Estava literalmente fundida à carcaça do pneumático e só à força de braços a separaram do mesmo.

Problemas na transmissão?! A malta não sofre disso. Castanheira e a sua mais recente SS...
Uma camara algo apegada ao "seu" querido pneu...

A malta aproveitou o descanso como lhe apeteceu, que o diga o Edgar que quase bateu uma soneca (!)
A volta teve a distância normal, pouco mais de 45kms e um acumulado pequeno que contrasta com o tradicional espirito santa maltense, sempre elevado.

Neste domingo não foi excepção...

Durante o remendo do furo do Artur, a escassos minutos de Santa Marta...

Link para a galeria de fotos:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/QuintalEmModoSSTake2
Link para a galeria de fotos do Dário Santos AkA Dfilp:
https://picasaweb.google.com/103088772956402303483/Quintal26Agosto2012#
Link para Track GPS do passeio:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=icrdxniozrenzfgs

sábado, 25 de agosto de 2012

Do Pisão à Ulgueira v45k

Ultimam-se os treinos para a nossa participação na "Douro Bike Race" e para tal nada melhor que uma voltinha pelos trilhos da nossa bem conhecida serra de Sintra.
Só depois de tiradas umas fotos deste duo dinâmico - dinâmico mas pouco hehehehe - e em modo auto-retrato é que nos fizemos aos trilhos.

Cedinho, cedinho, sem mais ninguém na barragem do Rio da Mula...

Começámos mais cedo que o habitual e largámos da barragem pouco passava das 08h30. Rumámos, em semelhança das últimas vezes, aos trilhos da Quinta do Pisão. As últimas ligações que costurei resultam bem, aproveitando cerca de dez quilómetros de caminhos de todos os níveis  e graus de inclinação antes de proceder à subida da encosta Sul da serra, pelo lado da Peña Longa, entre a barragem do Rio da Mula e a Lagoa Azul.

Nos trilhos da Quinta do Pisão...

O dia esteve muito bom para pedalar. Algum calor, mas nada excessivo, uma brisa ligeira e um céu azul salpicado com uns farrapos de algodão, aqui e ali.

Quinta do Pisão...
Alguns "pencos" na Quinta do Pisão...

Como já disse anteriormente, estes 10kms de "aquecimento" são muito bons porque tem trilhos muitos variados, quer na sua tecnicidade quer na sua dureza.
Desde estradões de excelente piso a carreiros pedregosos e técnicos, desde subidas curtas e longas, de bom e de mau piso, técnicas e exigentes a descidas serpenteantes por singletracks.
Um pouco de tudo envolvido numa paisagem soberba e tranquilizante!

Novamente, Pisão...
Marta bem disposta...
Uma paisagem diferente da restante zona envolvente...

Após deixarmos para trás a Quinta do Pisão começamos a longa subida até á zona dos Capuchos, onde passamos depois de contornado todo o ombro SE da serra, por trilhos já muito aqui mostrados, como o Maravilha e demais.

A subir pela Quinta da Peña Longa...
Já nos trilhos das propriedades Montes da Lua...
Trilhos húmidos e aquele cheiro característico da terra molhada...

Efetuei umas alterações ao percurso da semana passada para incluir mais uns quantos quilómetros e por conseguinte, um pouco mais de acumulado.
Resolvi que haveríamos de ir passar por uns estradões que não usava há muito tempo e que andam ali sobranceiros a Monserrate, já na encosta N da serra.
Tinha algum receio do estado dos mesmos, mas a sociedade "Montes da Lua" tem-nos bem tratados - resta saber com que finalidade - e acabou por ser um pedaço engraçado.
Descidas longas e largas intervaladas por subidas à sua semelhança, sempre com um piso compacto e rápido, que nos permitia ir rolando relativamente bem e com uma boa média.

Descidas rápidas e de elevar a adrenalina...
Subidas longas e paredes empinadas e curtas...

Mas... E há sempre um mas!
Um pequeno trilho que nos iria servir de ligação para a zona dos Capuchos e que deveria ter o seu início ao pé de um pequeno lago, deixou de existir.
Para ultrapassar essa situação acabámos por entrar num singletrack que eu já conheço de o descer, mas que se encontra muito fechado pelas silvas e outras plantas "picadoras".

Foi um bocadinho complicado para a Marta, quase 1km de picadelas e esfoladelas, mas lá acabamos por passar. Claro que tive que ouvir da minha cara metade todos os insultos possíveis á minha capacidade de improviso eheheheheheheh.
Olha, que culpa tenho eu que a descer quase nem se sintam as silvas (!)

Depois dos Capuchos tomámos a direção do Penedo, para depois seguirmos para a Ulgueira, também por trilhos diferentes da passeata passada.

Durante um breve descanso...
Depois de um engano e muitas silvas e picos depois...
Os tradicionais singletracks da serra, com o "cenário" tradicional...
É um verdadeiro privilégio ter trilhos destes à descrição para pedalar...

A descida desde a zona dos Capuchos é larga e de trilhos muito bonitos, com vistas a condizer.
No entanto é fugaz e passa num ápice. É num instante que estamos no Penedo.
O trilho a seguir é o mesmo que descobrimos há umas semanas. Um singletrack bem engraçado e que nos deixa na estrada para a Azóia.

A paisagem a descer para Penedo...
Trilhos perdidos do mundo à distância de uma aventura. De Almoçageme para Ulgueira...

Percorremos cerca de 200 metros em asfalto e voltamos a cortar para dentro dos trilhos, para novamente ganhar mais uns quilómetros e mais uns metros de acumulado.
Assim que começamos a subir encontro o meu amigo Luís Romão. Estava a petiscar com a família parados à sombrinha! Tinham vindo dar uma voltinha de carro e pararam ali para comer qualquer coisa. No final da breve conversa, que serviu também para a Marta emborcar mais um gel, fiquei a saber que este grande maluco se encontra a treinar para o Ironman de 2013. Haja saúde e doideira na cabeça heheheheheh
Ah! E tenho que referir que foi aprender a nadar de propósito para o efeito... Ganda Maluco (!)

Depois de nos despedirmos do Romão voltámos a pisar forte nos pedais por mais 1.5km de subida com uma inclinação média de 13%.
Contava com um pequeno mercado - duas carrinhas e 4 bancas de venda - no cruzamento da Ulgueira e, para nossa sorte, este estava mesmo lá. Comprámos umas bananas e uns pêssegos. Fiquei parvo com o total da despesa. Não me lembro ao certo, mas não chegou ao euro.
Daí ao centro da vila da Ulgueira e ao café são uns metros, onde a Marta chegou bastante cansada, mas com o espírito intacto!

A montagem de fotos abaixo demonstra bem o ambiente à mesa. Além de uns rissóis de leitão, ainda marchámos mais uns doces e cafés. Eu bebi inclusive uma Mini que me soube pela vida.
É que estava calor por esta altura...


Julgo que esta foto dispensa mais comentários...

A subida que se seguiu não tem estória.
Foi feita por asfalto desde o Pé da Serra, novamente até aos Capuchos.Daí entramos novamente nos trilhos para nos dirigirmos ao marco da Pedra Amarela e sua torre de vigia que contornamos pela direita.
Uma subida que apesar de fácil é longa e cansativa.

Deixando a Ulgueira para trás, na direcção do Pé da Serra...
Na continuação da larga subida, aqui a caminho da Pedra Amarela...
Depois da longa subida, a merecida descida...

Devido ao adiantar da hora e de termos os patudos em casa há demasiado tempo sozinhos, decidimos rumar aos carros antes do final "oficial" do passeio. Ficaram por cumprir quase mais 3kms que incluíam um bonito e fluído singletrack e mais uns metros de acumulado, já nos metros finais em asfalto.

No resumo, uma passeata já com um nível de dificuldade física médio/alto, mas com muito poucas dificuldades técnicas. Ideal para os treinos da minha amada.
E eu, como tenho feito estas voltinhas todas de SingleSpeed, tenho vindo a ganhar alguma confiança nas pernas e na capacidade que as mesmas têm em levar esta máquina mono-velocidade por todos os trilhos onde me levava a MS. E isto claro está, sem recorrer ao pedestrianismo.
Durante estes 43kms não desmontei uma única vez por necessidade física ou falta de força, pelo que, também para mim, estes passeios têm sido um belíssimo treino.

Quem diria que há poucas semanas me sentia atemorizado com o facto de andar de SS em Sintra e que seria virtualmente impossível....
Afinal...
"The impossible is nothing"

O percurso completo tem pouco mais de 45kms e deve rondar os 1350m D+.
O que nós realizámos tem cerca de 1200m de desnível positivo acumulado (fazendo a média entre os dados do GPS, Garmin BaseCamp e Google Earth.

Link para a galeria completa de fotos:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/DoPisaoAUlgueiraV2
Link para track GPS do percurso:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=iqkrfyuxgcltcxbf

domingo, 19 de agosto de 2012

Quintal em modo SS - Take 1


Um foto-reporte muito breve da última passeata pelo quintal dos meus amigos "Santa Malteses".

Mais um domingo, mais uma bela manhã recheada de bom btt.
A coisa correu tranquilamente, tirando o mega susto que o Rui Santos pregou à malta, ainda nem sequer tinhamos bebido o café da manhã, ainda em Santa Marta!

Foto brutal, sacada pelo Artur Figueiredo...
Mas o susto não passou disso mesmo, um susto.
Depois de recuperar a cor - e os sentidos - o Rui cumpriu quase mais meia centena de quilómetros(!) durante esta bela manhã de Agosto.
Do grupinho inicial chegámos apenas 4 ao final, tendo os restantes optado pelas tradicionais meias voltas.
O ritmo foi sempre vivo e alegre, num andamento muito confortável para a malta das singlespeed, eu e o João Santos.
A voltinha da praxe, com a passagem nos sitios da praxe e que rendeu a quase meia centena de "ks" da praxe!

A companhia... Bem, essa também pode ser da praxe, mas eu prefiro considerá-la de Luxo! Bons amigos, pessoal com espirito e mente sã, companheiros a sério posso considerar. Um verdadeiro previlégio!

O grupo! Ainda completo...
Da esquerda para a direita: Bruno - Snoopy para os amigos-, eu, o Artur, João Santos, Hugo Castanheira, Rui Santos, Vulcano, Luis Nunes

Não há mais fotos desta passeata...
E também não vai haver mais fotos tiradas com a minha Pentax, adquirida nos Alpes quando comecei a namorar a Marta. Não foca, pifou! Entregou a alma ao criador. Já era, ou já foste, como agora se diz por aí!
A máquina da Marta vai passar a ter mais uso. Essa e a tal da GoPro que tem andado esquecida lá por casa.

O track do passeio ainda está no GPS. Quando fizer o upload do mesmo para a web, logo actualizo esta posta com o atalho para o dito.

Aquele abraço!

domingo, 12 de agosto de 2012

Estreia Oficial SSMachine

A estreia oficial da minha SSMachine aconteceu nos trilhos do quintal da Santa Malta. Junto com os meus companheiros de aventuras levei a minha nova máquina a percorrer aqueles caminhos e para elevar ainda mais o espirito da "cenaça" estavam presentes mais uns quantos malucos com as suas bikes de uma só velocidade.

Ao todo juntámos quase uma vintena de amigos, onde se incluiam 4(!) singlespeed, e após os atrasos iniciais, acabámos a sair do Kinita já os ponteiros dos relógios caminhavam para lá das 08h30.

Foto com o grupo completo...
Os caminhos foram os do costume, com uma variante ou outra desconhecida aqui deste vosso cronistas, mas o Quintal é mesmo assim. Todos os dias se descobre uma nova linha, um novo trilho ou ligação...
O passeio decorreu sem precalços e com as palhaçadas do costume...

Os restantes "puristas" das SS, João Santos, Artur e Castanheira...
Luis Gonçalves, Luis "Best" e Castanholas a pisar forte nos pedais...
No mesmo sitio, o Nelson, o João Santos e o Dário...
Artur que marcou presença com a sua SS...
A muito estimada presença do meu amigo José Baião AkA Nazgul...
João Santos e Best, que completou mais uma das suas 1/2 voltas...
A determinada altura, o companheiro Luís Gonçalves, o Homem da alpista, sofreu um acidente, daqueles parvos em que a maior consequência é, normalmente, ficar sujo de terra ou poeira.
Mas, por azar, não foi o que aconteceu.

Pastor, imediatamente antes do Luis Gonçalves sofrer o seu pequeno "acidente"...
Ao passar numa zona estreita, o Luis deu um toque com o guiador no sinal de transito, perdeu o controlo da roda traseira e a mesma resvalou na pequena berma.
A velocidade de tartaruga que levávamos não fazia crer que pudesse ter acontecido algo mais que uns meros arranhões, mas quando o amigo Luis se levanta, percebo o enorme rasgão que lhe enfeitava o gémeo.

Dentada de pedaleira XT tem a sua "classe"...
Já durante a limpeza e tratamento da pequena "esfoladela" do Luís....
Tatuagem limpinha e protegida...

Bem visivel o sitio que "mordeu" o gémeo do nosso companheiro, ainda com pelinhos agarrados eheheh
O tratamento e limpeza do corte foi feito no local e com base no meu kit de primeiros socorros e com mais material disponibilizado pelo Rui Santos.
Como o corte era grande, o companheiro Luis ficou no mesmo local à espera de boleia para o Hospital (ou assim pensávamos, porque na prática o menino foi para casa e nem no senhor doctor passou).
Isto de comer alpista transforma os rapazes em gajos rijos ehehehehe

Chegámos à Costa da Caparica e á praia já depois da paragem obrigatória para o cafézinho da praxe, que tomámos no sitio do costume.
A tradicional volta pela ciclovia das praias e rumamos novamente aos trilhos para depois enfrentarmos a subida por estrada até aos Capuchos.

Já de regresso pelos estradões das hortas na Caparica....
Durante o regresso houve ainda tempo para mais umas brincadeiras e para a descoberta de mais uns pequenos trilhos e variantes que o nosso Pastor continua a sacar da cartola, para gáudio da malta presente.
Algures nos trilhos encontrámos um triciclo abandonado que serviu para uns bons momentos de risota e paródia, como as fotos abaixo demonstram...

Pastor encontrou nova montada e só a muito custo a abandonou...
Dário a dar uma voltinha de teste nesta máquina infernal...
Pela cara do Dfilp, a cenaça parecia ser dificil de domar ehehehehe
A malta continuava a querer mais btt e dessa forma continuámos por mais uns trilhos bem porreiros, mas já bastante conhecidos do pessoal.
Mas o que é bom acaba sempre cedo, e foi assim que, rapidamente, chegámos novamente a Santa Marta de Corroios.

Pinto, sempre com o seu espirito alegre e bem disposto...
Já de regresso a Santa Marta e sob a batuta do meu amigo Pastor...
Castanheira com o Artur logo na sua roda, nas imediações de Santa Marta...
O passeio foi muito bom, mesmo pesando o facto de ter havido alguns precalços e incidentes.
A companhia da malta, o espirito de entre ajuda que está sempre presente, a boa disposição e alegria que tão bem caracteriza este grupinho de amigos é superior a qualquer situação menos boa que aconteça e sabemos que podemos sempre contar uns com os outros para resolver toda e qualquer "cenaça" que o Pica-Miolos ou o Homem da Marreta queiram infligir à malta!

Deixo aqui também o mini-relato que o Best deixou no FaceBook da Santa Malta...

"Hoje foi mais uma voltinha no Quintal, esse paraíso do Btt onde ainda se encontram pérolas de trilhos desconhecidas, mesmo que feitos à pazada pelo homem, mas que renovam a vontade em voltar a pegar na bina e andar com a Santa Malta.
Motivados pelo convite do Froids, em acompanhar a estreia da sua SS que tem um "ão ão" como marca, e ainda a estreia da SS do Castanheira, que insistia em que ele andasse sem selim :) , a malta compareceu em peso para o passeio matinal. Apareceu também um membro novo, que abandonou mais cedo, talvez por o passeio não lhe estar a correr de feição, pois já tinha o cromado riscado... 
Sob a batuta do Artur Figueiredo e do Dário Santos a malta fez uma parte inicial ali pelos lados do Alto do Moinho e depois em direcção ao Feijó. No trilho do cemitério as silvas pararam o pelotão, que sem a tesoura de poda do Best, foi obrigada a passar aquilo com muito cuidadinho...Foi a parte "ténica" do passeio... muito boa por sinal... Na Via Rápida para a Caparica, (sim, a malta tb faz vias rápidas, pois tb é terreno) um companheiro talvez entusiasmado pelo belo trilho crava a pedaleira na perna, ficando com um "Amor de Talega" no gémeo, que o impediu de prosseguir com o pessoal.. As melhoras ;)
Ainda acompanhei o pessoal até à Universidade do Monte, mas uma ameaça de avaria na bike SS do João Santos fez com que ele ficasse por ali e voltasse para trás. Deixa lá João, o Margulho fica para a próxima! 
Acompanhei-o no regresso, pois a minha 1/2 volta também já estava cumprida. Espero que o resto da volta tenha decorrido sem percalços!
... estava com saudades de escrever estes relatos...! :)" 
By Luis Estêvão AkA Best
 
O percuro (track GPS) pode ser descarregado a partir do sitio do costume, na pasta Tracks GPS aqui deste meu cantinho, mas neste momento ainda não está disponível...

A galeria completa de fotos pode ser vista a partir daqui.