O de domingo passado foi mas um desses belos momentos, desta feita com a companhia da Marta e do meu pai, conhecido também como "Mr. Moustache" ou somente por "Nunes", com a sua nova bicicleta, uma belíssima KTM Comp R3 já com alguns "upgrades".
Combinámos o encontro na pacata poovoação da Azóia, no larguito do chafariz e acabámos por arrancar já pouco passava das 09h30 e após tomado o cafézinho da praxe no tosco café da esquina em frente.
A descida que rasga a vila foi feita com algum frio, mas este rapidamente desapareceu minutos depois de termos entrado nos trilhos, após as primeiras subidas e primeiras pedaladas em esforço.
Saíndo da povoação de Azóia... |
O percurso escolhido foi o sempre agrádavel "Serra da Lua", agora numa nova versão. Alterei a zona mais dura da subida que arranca desde a Quinta do Vinagre até aos Capuchos, fazendo com que as subidas se tornem menos demolidoras, embora aumentando um quilómetro mais à distância da passeata. A subida fica assim ligeiramente mais fácil e mais tranquila, permitindo alguns momentos de recuperação pelo meio.
Ainda havia mais uma alteração na descida final, mas que não obteve o "quorum" necessário para ser posta em prática! Talvez numa outra aventura.
Mr. Moustache na primeira descida do dia... |
Marta a iniciar uma das descidas mais técnicas do passeio, logo aos primeiros quilómetros... |
As primeiras subidas, aqui ainda ligeiras... |
Tranquilamente e poucos quilómetros depois chegamos à vila de Almoçageme. Daqui rumamos em direcção à Praia Grande, onde voltámos a fazer uma pequena paragem para o reforço do pequeno-almoço, enquanto o dia ia ganhando cor e temperatura, tendo esta última se mantido sempre muito perto da ideal para a prática da modalidade!
Subimos até ao topo da arriba, contornamos a praia Pequena e tomamos a direcção da vila do Mucifal.
Ao contrário das restantes vezes, não paramos no pequeno café e seguimos até à Quinta do Vinagre, onde fazemos a breve paragem de preparação para a dura subida que se avizinha.
No entanto, não chegamos ao Vinagre sem antes termos que vencer a rampa do cemitério, que todos fazemos sem pressas.
A rolar a caminho da vila do Mucifal.... |
O meu pai a atacar a rampa do cemitério... |
Não aparenta pela foto, mas é uma boa subidinha... |
Marta com o Mucifal em pano de fundo num belo "postal".... |
Nunes a terminar a rampa do cemitério em grande estilo... |
Marta, também ela em grande estilo e cheia de força... |
A subida após Vinagre leva-nos até Eugaria e seguidamente até Gigarós.
O caminho empredado que cruza a pequenina vila de Eugaria é duro e desafiador. Fui apanhar o meu pai a descansar no topo da dura subida, arfando, mas contente porque tinha conseguido fazê-la até àquele ponto, sem desmontar. No entanto, desse ponto até aos Capuchos encontramos ainda muitas rampas desafiadoras e bem capazes de tirar o fôlego a quem está menos preparado.
No entanto, todos fomos subindo nas calmas e os quilómetros iam passando debaixo das rodas sem pressas mas com prazer.
De passagem pela povoação de Gigarós.... |
Subindo sempre por caminhos pacíficos resguardados à sombra... |
Subidas duras intercaladas com outras mais ligeiras... |
O meu pai a esmagar os pedais numa zona mais empinada... |
Marta após vencer mais uma dura rampa... |
Marta AkA Fox85 |
Demoramos algum tempo até darmos por concluída a mesma.
Numa das paragens que fizémos passou por nós um outro companheiro que, depois de nos dar os bons dias nos perguntou se havia azar ou alguma avaria mecânica.
Respondemos que não, apenas cansaço, ao qual ele respondeu rindo-se que para esse mal não tinha qualquer ferramenta que nos pudesse ajudar.
Mas a Marta achou o contrário. Ficou, literalmente, de boca aberta com a facilidade com que esse companheiro trepava a dura rampa que tinhamos pela frente.
Por ela, tinha trocado de pernas com o senhor, logo ali!
Ainda voltámos a passar por este companheiro, já no nosso caminho de regresso a casa, no cruzamento da Pena para o Castelo, e ele continuava a pisar nos pedais como se não houvesse amanhã, com os músculos das pernas pujantes e salientes...
Mr. Moustache à nossa espera no topo da subida... |
Marta, também ela a finalizar a grande subida... |
Marta em grande plano a dar-lhe forte nos pedais... |
Depois de chegarmos aos Capuchos, faltava-nos somente uns singelos 5kms até à pacata povoação onde começámos o nosso passeio. Quilómetros esses que são sempre a descer pela estrada asfaltada que rasga aquela encosta da serra, desde a Peninha.
Para não efectuarmos a descida toda em asfalto, tinha traçado uma pequena variante, que entrava novamente nos trilhos, também eles em sentido descendente, até se unirem novamente com a estrada, mas tal opção não foi bem aceite entre o nosso grupo, pelo que acabámos por virar para trás e retomar o caminho original.
Este facto deveu-se grandemente ao facto de eu me ter enganado no trilho que pretendia seguir e ter entrado num outro que era ligeiramente a subir. A Fox não gostou muito e obrigou a malta a seguir o percurso "asfáltico" até aos carros, onde chegámos ás 13h.
Uma manhã bem passada, tranquila e prazeirosa, que é como se gosta!
A galeria completa de fotos pode ser vista aqui: Serra da Lua com Mr Moustache
O Track GPS do passeio pode ser encontrado na minha pasta de Tracks GPS.
(O track disponibilizado é o do passeio original e não apresenta as alterações comentadas)
Abraços e boa continuação que para a semana há mais!
Sem comentários:
Enviar um comentário