Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

Batalha - Round II

O regresso aos trilhos da Batalha e do Centro de BTT de Pia de Urso estava já marcado desde a nossa primeira incursão por aquelas redondezas.
As condições meteorológicas, essas, estavam longe de serem as ideais. O alerta amarelo no centro e sul do país devido à possibilidade de fortes chuvadas era disso testemunha.
Apesar disso, este grupo de bravos e teimosos amigos, não se deixaram intimidar e foram percorrer, alegres e molhados, os 55kms do percurso Nº 6, preto, do Centro de BTT de Pia de Urso.

Começamos a pedalar passavam uns minutos das nove horas da manhã, debaixo de um céu pesado e húmido, mas sem chuva, saíndo do Centro de BTT.
Os trilhos estavam bastante difíceis, mas sobre isso já tínhamos uma ideia bastante realista do que contar. O calcário e as raízes tornam-se extremamente escorregadios quando molhados, e as várias zonas de pinhal e pedra, sobretudo em singletracks, que iríamos percorrer eram garantia de muita adrenalina. Mas também sabíamos que teríamos que ter muito cuidado e atenção para evitar as quedas.
Os trilhos tinham alguma lama, mas nada excessivo, permitindo sempre rolar tranquilamente. É um tipo de terreno que suporta muita água sem se tornar um lamaçal, embora na generalidade porque há zonas mais vulneráveis que outras.

Eu optei por vestir o impermeável logo de início. Mais pelo frio que estava do que para proteger da água que ainda não caía. Mas logo começou a cair uns poucos quilómetros mais à frente, já depois da primeira paragem para um café, com pouco mais de 6kms percorridos.
Foi caindo uma chuva miudinha e pouco notória, mas a determinada altura, fomos mesmo obrigados a encostar debaixo de uma varanda feita de vinhas e sebes, para os meus companheiros vestirem os seus casacos de plástico.
O Artur nunca o fez e acabou a volta molhado até aos ossos, literalmente!





A passeata correu sem problemas, mas com algumas peripécias pelo caminho.
Noś, como já disse, começámos a volta no Centro de BTT, mas o percurso está idealizado para ser iniciado na Batalha, tornando-se assim muito mais coerente nos trilhos e distribuição das dificuldades.
Mesmo assim, não me canso de premiar com adjetivos os trilhos da zona. São realmente espetaculares, divertidos e duros q.b!

Acabámos a voltinha uns minutos depois das 15h. O dia tinha-se mantido frio e molhado e eu acabei a volta a tremer de frio e nem o banho quentinho que tomei me fez ficar melhor. Acordei doente no domingo!

Não levei a tradicional máquina fotográfica, mas tentei ir tirando umas fotos com a câmara de filmar, mas ficaram uma desgraça. Nem me atrevo a mostrá-las aqui!

O track GPS para o percurso pode ser encontrado aqui:
http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt/rede-de-percursos-trails/percurso-6-trail-6
Mais informações sobre os percursos do Centro de BTT de Pia de Urso, aqui:
http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt

Abraços e continuação de boas pedaladas.

1 comentário:

  1. Boas!

    Já fui à Pia do Urso fazer uma pequena caminhada de cerca de 10 km e gostei bastante do que vi. O Centro de BTT da Batalha é sem duvida um exemplo que poderia ser seguido por mais autarquias.

    Abraço,

    Carlos
    http://bdr-btt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar