Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Arrábida - A mini volta!

Ora, no passado domingo, e aceitando o convite dos meus companheiros do costume, juntei a trouxa e rumei a Santa Marta de Corroios para uma tal de "mini- volta" até à Arrábida, com a desculpa simples de treinar para a tareia que se avizinha por trihos e caminhos da Sierra Nevada, no país de "nuestros hermanos".
Para a história ficaram 85kms com a camaradagem do costume – Para "mini-volta" até que não está nada mal - mas pior foi o estado em que cheguei ao carro, completamente "nas lonas"…
 
Tenho a ligeira impressão que fiquei mais cansado porque levei uma bike que não é a minha, nem sequer para o meu tamanho.
Devido ao atraso na revisão da minha bike, a loja – á qual eu não volto mais – emprestou-me uma outra bicicleta, mas de tamanho L – gigante para mim – e com pedais de plataforma – coisa a que eu já não estou habituado de todo.
O resultado final foi um autêntico suplício… Tive, literalmente, que arrastar aquele "barco" montes e vales acima, com os pés sempre a saltarem de um lado para o outro, quer a descer, quer a subir… A traseira daquilo parecia mais uma "Yé-Yé" e a frente parecia o cêpo de um pinheiro cortado rente, dura como tudo.
Cheguei a Santa Marta com a língua a arrastar no chão… Mas fez-se!
 
Valeu como sempre a camaradagem, espírito de entre-ajuda e união que tão bem caracteriza estes meus companheiros e amigos!
 
Ficam aqui umas quantas fotos da passeata….
Cedinho, ainda o calor não apertava nada. A entrarmos nos estradões da Mata da Apostiça…
Vivam os estradões rolantes… Foto by Swoop
O Naz e o Swoop…
Na paragem para o cafézinho da manhã. Só Nicola que Delta não há! Mas afinal havia… Foto by Swoop
O Naz e eu algures… Foto by Swoop
A rolar já com a Serra da Arrábida no horizonte…
Já na Serra… Foto by Swoop
Uma excelente foto… by Swoop com a sua máquina nova! Com GPS e tudo…
 
A certa altura entrámos num single-track muito divertido, com o piso típico da Arrábida. Alguns calhaus de calcáreo povoavam o chão, formando degraus mais ou menos irregulares.
Ora foi a tentar ultrapassar um destes degraus que, num repente, me vi enrolado no meio dos arbustos! Passo a explicar – ou a desculpar-me ehehehe…
Com o piso irregular, e habituado a fazer o que quero da traseira da minha menina, acabo a tentar puxar a traseira do barco com que me encontrava, esquecendo-me que não estava agarrado aos pedais como de costume. O resultado foi que acabei mergulhando sobre a frente da bike, dando com o "abono de família" no avanço, depois de ambos os pés sairem inesperadamente das plataformas onde iam pousados.
A traseira ficou no sitio e a frente, envergonhada com o peso excessivo, acabou por prender num dos calhaus do caminho… E eu, vai de tombar!
 
Depois de ter caído. Isto de andar sem os pés presos tem muito que se lhe diga… Foto by Swoop
Início de uma subidinha em single-track terrível. Dura q.b…
Júlio cheio de gás…
Nazgul com uma bela paisagem nas suas costas…
A meio de tal subidinha em single-track, com muitas pedras rolantes, degraus e coisas afins… Foto by Swoop
No final de um dos mais duros single-tracks que já percorri na Arrábida… Foto by Swoop
Mas no final de todas as subidas, vem sempre uma descida… Foto by Swoop
Uma descida brutal e com esta paisagem… Brutal e sublime!
Mas a esconder uma descida muito técnica e dificil, mas muito boa…
Swoop em acção…
Algures a meio daquele fantástico single-track surge novamente a paisagem avassaladora…
Júlio a apreciar a paisagem, mas atento as dificuldades do trilho…
Castanheira a enfrentar de novo a descida…
Nazgul a evitar uma cabeçada…
Sempre em single-track, pelo meio da exuberante vegetação…
Para terminar num lance de escadas algo técnico mas relativamente fáceis… Foto by Swoop 
Eu nessas mesmas escadas, no final do trilho… Foto by Swoop
E no final do trilho, eram estas as vistas. Mesmo à porta do Convento… Foto by Swoop
 
No final deste trilho separámo-nos do nosso amigo Nazgul que estava com um horário mais apertado que o nosso.
Nós seguiríamos direitos às antenas que se encontram situadas no alto da serra, para depois descermos em direcção ao parque da Comenda.
 
Já a subir para as Antenas e enquanto esperáva por nós o Swoop sacou esta foto. Brutal….
Já sem a companhia do Naz, a subir para as Antenas… Foto by Swoop
Júlio a rolar…
Antenas à vista e já à cota. Depois seria sempre a descer até à Comenda…
Num merecido descanso no Parque de Merendas da Comenda… Foto by Swoop
De novo ao caminho…
Swoop bem divertido nos trilhos da Arrábia, pertinho da Capela de S. Luís…
 
Daqui até final já não tirei mais bonecos. As subidas iam-se sucedento e eu ia perdendo as forças nas canetas. Por várias vezes fiz os meus companheiros esperarem por mim no topo de algumas delas…
 
A última subida do dia – em asfalto, e que dava acesso a Azeitão – custou imenso a terminar, mas lá acabei por a concluir e sabia que depois disso haveria de acontecer uma paragem na vila para comer umas tortas e beber umas coca-colas fresquinhas.
No entanto a paragem deu para notar o estado em que me encontrava. Vinha mesmo cansado…
 
Até Santa Marta segui como pude na boleia dos meus companheiros e do combóio formado pelos 4, mas sem nunca me tocar a mim puxar…
Uma boleia "Santa" diga-se!
 
Em anexo seguem os links para as galerias fotográficas:
 
Muito obrigado a todos pela companhia e camaradagem!
Abraços e boas "mini-voltas"…

Sem comentários:

Enviar um comentário