Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Serra Nevada 2010 - Dia 01

Finalmente tive tempo para escrever algumas linhas sobre a minha viagem até Serra Nevada, no sul de Espanha.
Uma "BTT Trip" na qual alinhei a convite do meu amigo Júlio, e na qual participaram também o Rui Santos e o Castanheira.
Organizada pela Cabra-Montez foi uma travessia por alguns dos trilhos que Serra Nevada tem para oferecer. 
Um dos dias estava destinado à ascensão ao cume do Veleta, com os seus 3.395m de altitude e para o qual estariam reservados mais de 3.700m de acumulado de subidas. 
Foram uns dias excelentes, em boa companhia e com muito e bom btt.

Fiquem com o rescaldo e com algumas das muitas fotos que fomos tirando ao longo dos dias...

Cortijo Balzaín – Trevenque – Cortijo Balzaín
02/10/2010

A chegada ao Cortijo Balzaín na noite anterior foi tranquila. Assim como foi a viagem…
Ao acordar, o dia brinda-nos com um bonito céu azul e uma temperatura muito agradável.
Diria mesmo, primaveril!


Na manhã do primeiro dia, à porta de casa e durante o briefing inicial…
Primeiras pedaladas, à saída da "Casa Rural - Cortijo de Balzaín"…
A subir pela “Ciclovia do Amor” como ficou conhecida entre nós e que contava com uma inclinação média de 10% mas com zonas de 16% (!) de desnível positivo...
A paisagem começava a mostrar-se...
Eu, algures, durante as primeiras subidas do dia… Foto by Julio
Assim como as montanhas mais escarpadas começavam a surgir no horizonte…
Durante a subida… Foto by Julio
Eu, enquanto sacava a foto abaixo… Foto by Julio
Castanheira de olhos fechados para não ver o que ainda faltava subir e o Júlio enquanto sacava a foto acima…
Rolando tranquilamente… sempre a subir… Foto by Julio
Me, my-self, and I…Foto by Julio
As vistas sobre o vale eram muito bonitas…
Mas o horizonte chamava por nós, sempre a subir suavemente…
O vale que se ia estendendo por baixo dos nossos olhos…
O Rui rolando descontraídamente… sempre a subir…

 Uma pausa no caminho para refrescar…
E para se dar uma olhadela as placas com todas as informações importantes sobre a zona…
O Júlio, depois de uma bela rampa com umas vistas avassaladoras…
Castanheira nas suas maluqueiras do costume…
Rui Santos e Júlio algures…
A passar na única zona com habitação de todo o percurso, já a contornar o pico Trevenque…
Uma pista rapidíssima…
Eu, a descer, contornando o Pico Trevenque…Foto by Julio
A entrarmos num PR lindo e com zona técnicas bem porreiras…
Júlio nesse mesmo trilho…
Eu, num dos melhores trilhos do dia…Foto by Julio
Ricardo numa das zonas técnicas desse PR…
Trilhos bombásticos, fotos bombásticas…Foto by Julio
Júlio algures nesse fabuloso trilho…

 Que contava com esta paisagem…
Júlio com o Pico Trevenque nas suas costas…
Paisagem dominada pelo Trevenque…
A malta a contemplar a paisagem neste miradouro natural…
Mais um trilho bem divertido…

 Com zonas bastante técnicas e muito bonitas…

 A paisagem e mais alguns trilhos perdidos nas encostas…
Depois de uma curva no caminho, mais umas belas paisagens…
Eu e o Rui algures…Foto by Julio
Rui a descer por uma pista muito pedregosa…
Já a beber umas colas fresquinhas e a rir das aventuras do dia…
Num trilho fantástico de regresso ao Cortijo…
Um single track muito divertido que passava por dentro de um fresco pinhal…

Ricardo a trepar a última rampa do dia… 
Depois desta só ficava a faltar a "Ciclovia do Amor"...

De regresso ao nosso alojamento!
Castanheira nos alongamentos… Ou seria a rezar virado para Meca?!

Depois de uma banhoca revigorante era hora de irmos dar uma voltinha e fazer tempo para jantar.
Fomos às compras para o pequeno-almoço do dia seguinte e tratar de arranjar restaurante.

A malta toda no jantar em Granada…

O dia foi muito tranquilo, mas fiquei apreensivo porque no final dos singelos 30kms que fizemos estava um bocado cansado. Não sei se foi de ter dormido mal, se da ansiedade toda, mas o que era um facto é que estava a sentir-me em baixo de forma.
Cheguei mesmo a questionar-me se aguentaria os mais de 90kms programados para o dia seguinte com mais de 2500m de acumulado (julgava eu!) que me levariam à conquista do Veleta!

Deitei-me a pensar nisso...
E mesmo depois da azáfama para deixar a tralha pronta para o dia seguinte, não conseguia deixar de sentir alguma ansiedade.

Sabia que a subida ía ser longa e dura.
Mas também sabia que podia contar com a minha capacidade de sofrimento. Já a conheço de outras andanças e foi nessa mescla de pensamentos que acabei por adormecer.

Resumo do dia:
Distância total: 30km
Acum. Total Subidas: +/- 1200m
Acum. Total Descidas: +/- 1300m
Altitude Máxima: 1879m 

Continua...

Sem comentários:

Enviar um comentário