Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Nos Trilhos do Lenny

Este era um passeio com o qual tínhamos algumas contas a ajustar. Tinha a Marta, melhor dizendo, já que da primeira vez que cá viemos, a moça resolveu mandar-se para o chão ainda não tínhamos completado 2kms. Daquela vez e com muita lama, juntando a isso uns pedais de encaixe ainda mal ensinados, foi a receita para o desastre!

Voltámos, confiantes que desta iríamos levar a aventura a bom porto...
E assim arrancámos cheios de vontade montes acima...

Seguem algumas das fotos que fui tirando ao longo da manhã...
Primeiras pedaladas....

Uma bela manhã de sol para nos aquecer as ideias...
Fomos andando calmamente, até porque os quilómetros iniciais foram sempre a subir... Os trilhos iam aparecendo à nossa frente tranquilamente, pedregosos mas secos ao contrário da última vez.

Trilhos bonitos e pedregosos...

Subidas... A tónica dominante dos 10 primeiros quilómetros...

Mas felizmente ainda de bom piso. Pior estava aguardando mais à frente...

Quase a terminar o primeiro prémio de montanha....
Depois de terminada a primeira grande subida tivemos contacto com as primeiras descidas... Pedras, pedras e mais pedras... Eu gosto, mas sei que a Marta não é fã.
Ainda de ombro meio dorido devido a uma "quase" queda recente, os solavancos causados por tanto calhau foram fazendo mossa, moendo e desgastando a minha cara-metade.

Trilhos e descidas bem porreiras...

Marta, em mais uma descida porreira... Esta sem muita pedra solta.
As tantas, deparámos-nos com algo que certamente nos tería impedido de continuar aquando da nossa primeira incursão por estes mesmos trilhos. Uma ribeira galgou das margens e inundava o caminho numa extensão de 50mt.
Foi fácil  imaginarmos o cenário. Caso não tivéssemos abortado o passeio logo no inicio, como iríamos passar ali se aquilo estava assim no Verão?!
Com as pedras do fundo cobertas de musgo, terrivelmente resvaladiço, optámos por seguir desmontados,  jogando pelo seguro.

O caminho inundado...

Marta já quase em terra firme novamente...
Continuámos, novamente a subir...
Até atingir a cumeada das Eólicas ainda tivemos umas boas rampas pela frente. Com um piso difícil, pedregoso, fomos conquistando metros atrás de metros, com a Marta a suportar a tareia estoicamente, até acabarmos por nos sentar à sombra já muito perto da linha de cume no alto do monte.

Marta a subir em bom piso...

Muita pedra, daquela pequenina que rola debaixo da roda traseira quando se tenta por força nos pedais...

Marta quase a terminar a parte mais dura desta rampa...

Já a descansar à sombra de uma azinheira e bem a tempo de uma barrita e um cigarrito...
Ao contrário do que aparentava, estávamos ainda longe da linha de Eólicas.
Fomos percorrendo alguns quilómetros num suave "rompe-pernas" composto por trilhos bem engraçados e bonitos, isolados no meio dos montes, como eu tanto gosto de andar....

Marta sempre a pisar forte nos pedais...

Trilhos bem bonitos...

Com algumas duras rampas, sempre com pedra para dificultar a vida ao betetista menos treinado...
Mas devagar, lá alcançamos a cumeada e foi durante alguns poucos quilómetros que pedalámos na companhia dos gigantes de ferro...
Aqui sim, uma pista de gravilha compacta a permitir libertar um pouco da tensão que os trilhos anteriores vinham a provocar nos doridos ombros da minha amada.

Em cumeada, ao lado das gigantes torres eólicas...

A começar finalmente a descer...
Assim que terminámos a descida em gravilha apanhámos um pequenino troço de asfalto.
Saímos dele e novamente entrámos nuns trilhos lindissímos, bem protegidos à sombrinha, divertidos e acima de tudo, em sentido descendente.

Sempre com companhia de bons trilhos...

Marta já bastante cansada e com bastantes dores no ombro...

Nos últimos trilhos do passeio...
Devido às dores no ombro, a Marta mostrou pouca vontade de enfrentar mais daquelas descidas pedregosas que tanto encontrámos ao longo do caminho.
Num breve momento, traço uma alternativa "asfáltica" no GPS e foi assim que seguimos após a intersecção com a estrada Nacional.

Já rolar em asfalto nos quilómetros finais...

A entrar novamente na povoação de Freixial...

A metros do final do passeio...
Foi uma voltinha que correu bem apesar da dureza do percurso. Não tanto pelas subidas mas pelo tipo de piso da zona. A Marta sofreu para concluir o passeio, mas portou-se como uma guerreira.
Serviu essencialmente o fim a que se destinava... Treinar, treinar, treinar.

Para mim foi mais uma passeata, tranquila, numa zona bem bonita e com trilhos bem ao meu gosto!
Conto regressar para percorrer um outro passeio com 40 e picos quilómetros e talvez traga os meus amigos da Santa Malta ou mesmo a Marta se ela já se sentir preparada para tal...

O Track GPS pode ser conseguido aqui: Bucelas, Freixial - "Nos Trilhos do Lenny" v.20km 2011
A galeria completa de fotos: https://picasaweb.google.com/fjbnunes/NosTrilhosDoLenny

Continuação de boas pedaladas a todos...