Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

SRP160 - Edição 2012

Antes de mais, deixem-me dizer que sou um feliz "Finisher" desta ultra-maratona!

Já está feita, terminada. Olhando agora para trás, até nem custou assim tanto quanto pensei que fosse custar... Mas isso é agora, que a aventura mora já no cantinho da memória.No dia antes e durante a prova, a verdade foi outra, mas deixem-me contar como foi.


A minha aventura começou na sexta-feira, dia 13. Após a viagem para Serpa e a montagem da tenda no Parque de Campismo de Serpa já de noite, fui levantar o meu dorsal (071) e jantar. Antes de ir dormir ainda tive que tratar do meu travão traseiro que estava a roçar nas pastilhas novas que tinha montado em casa, na quinta-feira. Acabei por adormecer sem problemas mas acordei pelas 04h da manha com uma chuvada forte que caía no tecto da tenda como se fosse pregos. Tardei uma hora até adormecer novamente para acordar às 06h30, ansioso e cheio de nervoso miudinho.

Durante o Controlo 0  e entrada nas boxes da partida

A partida foi à hora marcada, pontual. A divisão em boxes levou-me a alinhar com a nata do BTT nacional. Eu saia da box 1. Arrancar atrás de figuras como o Vitor Gamito - vencedor da prova com o incrível tempo de 6 horas e 29 minutos - é algo de pouco comum para um ciclista de fim de semana como aqui o vosso amigo.

O tempo estava frio e ameaçador. O vento que se previa e fazia sentir já aquela hora, era sinónimo de dificuldades acrescidas. A chuva começou a cair com fraca intensidade assim que passaram os primeiros quilómetros para depois cair forte durante outros tantos, mas depois deu tréguas durante muitas horas.

Foto de Tobias @ www.btt-tv.com

Foto de Tobias @ www.btt-tv.com
A rolar bem forte durante os primeiros quilómetros

Ao contrário do que esperava, os trilhos mantinham-se rápidos. A chuva que tinha caído pouca lama trouxe aos trilhos. Pontualmente houve sitios mais complicados como foi o single-track que ladeava as margens do Guadiana, mas de resto, os trilhos mantiveram-se sempre em óptimo estado o que permitia um rolar solto e rápido.

Ainda antes de chegar aos trilhos "fininhos" nas margens do rio Guadiana

Os primeiros 20kms passaram a correr... Rápidos!
Mesmo as primeiras subidas foram ultrapassadas de forma célere. Com o pessoal ainda a rolar em grupos muito grandes as dificuldades eram minimizadas pelas "rodas" uns dos outros. Quilómetro após quilómetro, de aguaceiro em aguaceiro lá fomos andando até entrarmos no trilhos mais complicado do dia.
Ainda antes de começarmos a descer até à margem do Guadiana fomos brindados como uma chuvada forte e ventos agrestes. Afinal, o alerta era amarelo em muitas zonas do país.

Muita lama neste bonito trilho. Até esta ribeira ainda perdeitamente ciclável...
A subida é que já era outra conversa, terrivelmente escorregadia.
Mais à frente no mesmo trilho. Muito bonito, mas muito perigoso devido às pedras e à lama. O espirito deste companheiro era o mesmo que o meu! Haveria de voltar a pedalar com esta companheiro muitos quilómetros mais à frente, algures perto da ZA4.

Os abastecimentos estavam colocados estratégicamente. Na minha opinião não podiam estar melhor divididos na distância. ZA's aos kms 27, 64, 102, 126 e 142. Em todas elas havia os mesmos reforços. As frutas do costume, sumos, bolos e bebidas energéticas do patrocinador Gold Nutrition.
Os elementos do Staff estiveram sempre bem, com palavras de incentivo e simpatia para dar e vender. De pouco ou nada me servi nos abastecimentos, tirando bananas e coca-cola. Nem das bebidas isotónicas. Como sempre, sou auto-suficiente e levava as minhas doses.

Foto de João Pereira @ www-btt-tv.com

Os trilhos rápidos e rolantes eram intervalados com subidas não muito acentuadas, mas algumas longas. O percurso nunca foi aborrecido com variados tipos de piso e paisagens brutais.

Algures...
Na roda de uma companheira, algures ainda antes das minas de S. Domingos...

A certa altura numa descida algo acentuada encontro um companheiro em dificuldades. Com um furo e algo atrapalhado porque já não tinha botijas para meter mais ar no pneu e precisava de uma bomba. Claro que parei para ajudar. Este companheiro e mais dois mais à frente. Dei inclusive a minha única camara de ar suplente que levava a um companheiro que já tinha furado 4 vezes (!).

O companheiro que ajudei voltou a passar por mim já nas minas e teve uma acção bem porreira. Como eu ía sozinho e a quebrar um pouco, ofereceu-me a sua roda para me rebocar, mas fui obrigado a recusar, porque o ia atrasar bastante porque tinhamos ritmos muito diferentes. Gostei do espirito da malta com que me cruzei nesta prova!

A chegar às Minhas de S. Domingos e o companheiro que ajudei e que se prontificou para me ajudar a mim...
De passagem pelas ruinas das minas de S. Domingos
Algures ali no meio vem mais um companheiro. Descobre o Wally!

Até ao km80 fui sempre a rolar mais ou menos bem, mas de repente fui apanhado pelo Homem da Marreta. Sem aviso prévio comecei a quebrar e perdi o grupo onde ia inserido. Daqui até à ZA3, ao km102 penei um bocado, mas consegui levar de vencido o gaijo do martelo e lá cheguei ao posto de controlo onde tinha o meu saco com o meu almoço - Foi dada hipótese aos participantes de terem um saco com comida e bebida nessa zona de abastecimento e eu aproveitei.
Dentro do saco tinha uma sandes de presunto e queijo, um chocolate, uma barra energética e um gel. Além disto meti também um cantil com dose e meia de Fast Recovery. Esta bebida foi a minha salvação, pois permitiu que recuperasse bastante da fadiga que me começava a apanhar, e voltou a dar-me pernas para enfrentar os restantes 60kms!

Na ZA3 com o meu amigo Nelson Pinto (Staff) e já depois do almoço e cigarrito fumado!

Com a conversa na ZA3 acabei por arrancar e esqueci-me de reabastecer de água. Só me lembrei uns dois ou três quilómetros mais à frente. Ainda estive para voltar para trás e ir meter água no Camelbak, mas como tinha acabado de beber 0.5Lt de bebida de recuperação e o próximo posto de controlo estava a 20kms de distância, decidi seguir caminho.

Eu algures... Foto de António Lima

Aqueles quilómetros custaram-me bastante. O vento de frente começava realmente a fazer estragos nas minhas pernas e o Fast Recovery ainda não tinha feito efeito - nem sabia se faria, mas fez!
Cheguei à 4ª zona de abastecimento sem água. Mais 5kms e tinha pago uma factura alta.

Foto de Nuno Amaral @ www.btt-tv.com

Nesta ZA juntaram-se uns quantos companheiros. Um grupo de 6 ou 7, mas acabámos por sair separados (!) Eu mantive sempre à vista uma dupla que seguia com um ritmo ligeiramente superior ao meu, mas que volta e meia tinham que parar porque um deles vinha também em luta com o gajo da marreta - cheio de caimbras - e eu acabava por os apanhar. A certa altura acabei mesmo por passar por eles parados e só os vi já na meta. Na ultima ZA nem parei de facto, apenas o tempo suficiente para o "furinho" no frontal.

Até final foi sempre a sofrer, a lutar contra a vontade de parar e descansar. Voltou a chuver forte durante uns pedaços e o vento não deu tréguas com rajadas muito fortes. Foi dar o tudo por tudo para conseguir concretizar o meu objectivo que era terminar dentro do prazo limite e assim consegui.

A chegar à meta! Foto de Marco Guerreiro

Quando cheguei à meta tinha os amigos MAG (Marco Guerreiro) e BBC (Bruno Berton) à minha espera e tive uma recepção, apesar de pouco ortodoxa, que me deixou bastante satisfeito.
O cigarrito "pós-coito" foi acesso para comemorar o sucesso aqui do Empenadito!

Após isto, foi tomar banho no Camping, jantar e beber café ao Lebrinha. Depois foi cama que as pernas já pediam sossego ehehehe
Escusado será dizer que adormeci ainda a cabeça não tinha tocado na almofada.

A título de registo, terminei na 318ª posição, tendo demorado 11h16m a completar os 162kms. O acumulado registado pelo meu GPS rondou os 2750m D+

A minha galeria de fotos pode ser vista aqui: "SRP160" - Edição 2012
Também no www.btt-tv.com com mais de 1000 "bonecos" de vários pontos do percurso!
O vídeo realizado pelo BTT-TV pode ser visto aqui: http://www.btt-tv.com


Abraços e continuação de boas pedaladas!

13 comentários:

  1. Parabéns!!!

    Mais um excelente rescaldo, e vindo de ti não se esperava outra coisa, muito bom mesmo! Não preciso saber mais nada sobre o evento ;-)


    PS: Quando vires novamente o "homem da marreta" manda-lhe cumprimentos meus e diz-lhe que não me viste (o que até nem é mentira, lolol)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado uma vez mais Carlos!
      Este homem da marreta era alentejano e deve ter ficado por lá! Pelo menos assim espero, porque nunca tinha sentido uma marreta tão pesada :)
      Acredita que este, não queres conhecer ehehehe

      Um abraço virtual e continuação de excelentes pedaladas!
      Fred.Nunes

      Eliminar
  2. Muitos Parabéns antes de mais por terminar uma prova que não é para todos...

    O relato aqui feito foi lido com o maior interesse e fico muito contente que tenha gostado do nosso percurso.

    Realmente o serviço de catering será revisto, uma vez que o almoço estava muito bom mas o jantar estava mau apresentando muitas deficiências comprovadas pelo nosso jantar (staff) pelas 23h.

    Esperemos que tenha gosto em voltar.

    Um grande abraço e obrigado pelo relato.

    Boas pedaladas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Hélio!

      Com certeza que voltarei. Gostei do desafio e na generalidade a organização esteve bem! Há sempre coisas que não correm como planeado, mas tentar melhorá-las é sinónimo de profissionalismo e paixão pelo que se faz. Com certeza que para o ano, essa situação terá um controlo mais rigoroso ;)

      Um abraço virtual.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá Tekas :) Um ano é muito tempo! Com certeza que nos cruzaremos aí noutra passeata qualquer. Este mundo é um T0 e não é dificil encontrarmo-nos aí nuns trilhos quaisquer.
      Bjkas

      Eliminar
  4. Granda primo....assim é que é!!! 160 km é dose....
    Ao ler a tua narração lembrei-me logo daquele ano de Portalegre e do que eu sofri.....por estranho que possa parecer deu-me saudades.

    Tenho de ver se começo a andar outra vez.

    Grande abraço e parabén por mais uma prova superada ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primaço =)

      Gosto em ver-te por aqui neste meu cantinho!
      Também eu tenho muitas saudades da tua companhia, tens mesmo que voltar a pedalar para nos podermos meter numas aventuras malucas eheheheh

      Se hoje faço destas maluqueiras, devo-o a ti. Ou já te esqueceste com quem comecei a pedalar?! Eu não! E muitas vezes me lembro das nossas passeatas por Sintra, quando ainda se viam apenas 1 ou 2 betetistas durante um domingo inteiro (coisa impensável hoje em dia)

      Vê lá se te poes fino! A distância que nos separa é curta e não é desculpa e não podes andar só uma vez por ano! ehehehe

      Um gigante e saudoso abraço!

      Eliminar
  5. Muitos parabéns por concluires o teu objetivo, bom rescaldo dessa tua aventura.
    Este ano ainda passaste bem as ribeiras, no ano em que lá fui passei ribeiras com agua quase pela cintura e com muita muita lama.
    Mas que se mete nelas é para ir até ao fim ehehehehehhe.

    Mais uma vez muitos parabéns e que venha a próxima.

    Abraço
    Luis Cabaço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luis!

      Realmente as ribeiras foram facilmente ultrapassáveis este ano, agora aquele vento é que foi mais duro. Mas é mesmo como dizes, quem se mete nelas é para ir até ao fim, e eu ainda acrescento... Doa o que doer eheheh

      Mais uma vez obrigado pelas tuas palavras de incentivo ainda antes da prova quando comentei que ia lá tentar cumprir o desafio dos 160! Pode te parecer estranho, mas foram de forte incentivo!

      Um grande abraço.
      Um

      Eliminar
  6. Parabéns pela conquista.Em 2013 vou atrás de ti... fiz 11:29, #148 Jorge Menau.

    ResponderEliminar
  7. A foto que tem o Guadiana em fundo foi para mim a pior fase, tinha acabado de caír chuva forte e debaixo daquele capacete amarelo havia um cérebro a pensar o seguinte: "Assim não vai dar, lama, água e vento forte não são nada do meu agrado, isto vai ser assim até ao fim. Vou ficar por aqui."
    Felizmente não me fiquei e lá acabei a "coisa" em 11:29, acabando até com um tempo em movimento melhor que em 2011 onde as condições atmosféricas eram praticamente ideais. (Não consegui comentar a foto no álbum respetivo).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cruzamo-nos várias vezes =) A primeira foi quando estava a chover forte e a fazer algum vento, ainda muito no inicio, em que estavam a abortar 2 companheiros (vinham em sentido contrario)... Eu disse-te qualquer coisa que já não me lembro o que foi, mas eu na altura só pensava que só pararia se tivesse uma avaria de material ou "fisica". Felizmente não tive nenhuma das duas, mas nos ultimos 50/60kms arrastei-me até ao fim =) Parabéns também a ti e à restante malta da casa da RTP =) Foi um passeio durito e só quem lá esteve o sabe eheheh Abraços!

      Eliminar