Páginas

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Love2Ride "Salvaterra de Magos"

A ideia era começarmos a pedalar cedinho, mas como de costume, os atrasos foram-se sucedendo e acabámos por iniciar a passeata já perto das 11h00.

Primeiras pedaladas à saída de Salvaterra...
Em Salvaterra de Magos, o tempo estava estranho. Bastante enublado mas mantendo-se quente como os dias anteriores. Com tudo as postos, eu, a Marta e a Sara, uma amiga nossa, demos inicio à aventura que nos levaria por trilhos e caminhos da zona, numa extensão de 40kms.
Os primeiros quilómetros em asfalto foram tranquilos, brindados por papoilas vermelhas que coloriam as bermas e alguns campos.

Ao entrarmos nos trilhos propriamente ditos começaram a cair umas timidas gotas de chuva, mas que, por timidez ou não foram de pouca dura.

Cavalos a pastar no meio dos trilhos...
Muitos cavalos e potros bebés...

As rectas eram intermináveis e planas. Mesmo planas! Algo a que não estou particularmente habituado. Gosto de subir e gosto ainda mais de descer, mas aqui a palavra de ordem é rolar. Rolar até dizer basta, já chega, enough is enough!
Entretanto começámos a apanhar alguns pedaços de caminhos com alguma areia, mas sempre perfeitamente cicláveis. Nada que uma boa relação de mudanças não ajude a vencer.

Belas paisagens...
Sempre a rolar com um bocadinho de areia à mistura...
Trilhos tranquilos e boa disposição da dupla feminina que me acompanhou...
Depois de passarmos por baixo de uma estrada, demos com a pior zona de areia de todo o caminho. Cerca de 250m de areia solta, ligeiramente a subir, e que depois de ultrpassada nos obrigou a uma pequena paragem para comer qualquer coisa, descansar e fumar um cigui! A zona onde parámos estava estratégicamente à sombra e antecedia uma ligeira descida.

Marta a curtir uma descida...
Final dessa descida (ou plano com uma ligeira inclinação descendente)...
Como tudo o que é bom termina depressa, voltámos aos estradões rigorosamente planos passados uns escassos minutos.
O tempo esse mantinha-se com um terrível efeito estufa. Parecia dos trópicos, estúpidamente quente!
Eu e a Marta não metemos protector solar devido a esquecimento, mas custou-nos imenso e pagámos uma factura bem alta, com um escaldão daqueles "à antiga".
Devido a isto, as paragens à sombrinha, sempre que as havia, começaram a ser mais frequentes.

Novamente a rolar em estradões perfeitamente planos...

Por causa do calor excessivo, a Marta viu a sua tensão arterial cair a pique e começou a sentir algum mal estar.

Sensívelmente ao quilómetro 20 tornou-se pertinente encontrarmos um sitio onde pudessemos beber um cafézinho, uma coca-cola fresquinha e comer qualquer coisa mais substâncial do que as barritas que vinhamos a petiscar pelo caminho.

Para que isso fosse possível, e para cumprir com a instruções de um senhor simpático que encontrámos no caminho, fiz rapidamente uma pequena alteração ao track que vinhamos a seguir, e em menos de nada estávamos sentados à sombra na manhosa esplanada da taberna/café que nos sugeriram. Diga-se que nós pararíamos no primeiro que encontrássemos, como aliás aconteceu.

Uma subida?! Sim, uma das poucas durante todo o percurso...
E mais uma subidita no horizonte...
Finalizada aquela que foi a subida do dia...
Trilhos rolantes e muito calor...
Depois de mais uma breve paragem para acalmar do calor que sentíamos, a Marta lá me convenceu a deixá-la levar a minha bike. Eu já devia estar mesmo a alucinar com o calor, mas concordei ehehehehe. Só que ela mal chega com os pés aos pedais na minha bicicleta, e eu na dela, pareço que vou sentado num sofá. Assim fomos por um quilómetro ou dois, mais numa de brincadeira, mas serviu bem para a menina perceber a diferença entre as rodas que equipam os nossos cavalos de pau. Ela só me dizia que parecia que a minha bici deslizava... 
E as minhas roditas não são nada de especial, é somente a diferença entre rolamentos e esferas.

Aí vão elas a fugir de mim e levam-me a minha "iscleta"...
Ninguém a agarra....
Marta a curtir o "deslizar" que a minha montada lhe ia a proporcionar...
Mas acabámos por trocar novamente de bicicletas. O meu selim está a precisar de reforma e há muito que deixou de ser confortável. Aliando isto ao facto de a Marta quase não chegar com os pézinhos aos pedais, foi rapida a decisão de me devolver a minha burra! 
A Sara assistia a estas palhaçadas todas sem que nada a pertubasse, seguindo concentradíssima!

Trilhos bem bonitos em algumas partes do percurso...
A rolar debaixo de um calor abrasador...
Depois de perguntar a um senhor que tratava da horta e de ter então direcções para o café mais próximo, voltámos ao pedal com o ânimo um pouco mais alto!

A menos de 1km da taberna/café que nos salvou o dia...
Depois de repostos niveis para o limiar do aceitável, lá nos fizemos à estrada. O dia mantinha-se quente e apesar do sol não se encontrar descoberto, começavamos a sentir o escaldão nos ombros e braços. As poucas (ou nenhumas) descidas não deram nenhuma ajuda no arrefecimento do corpinho!

Os trilhos e caminhos percorridos, esses foram ainda mais interessantes a partir deste ponto. Alguns troços ladeando largos arrozais, outros curtos protegidos pela sombras das árvores, mas sempre bonitos e tranquilos.

Vegetação frondosa e fresca...
Trilhos com belas paisagens, ladeando grandes arrozais...
A Marta volta a apanhar-me distraído e "rouba-me" novamente a bici...
Trilhos sempre tranquilos...
Os últimos quilómetros até Salvaterra de Magos foram feitos por estradões sem interesse, e tirando o facto de laderem os grandes canais, não acrescentaram motivos de prazer a este aventureiro trio.

Cegonha no arrozal...
Os últimos quilómetros por trilhos macios e com pouco interesse...
Marta a rolar cansada, já com Salvaterra no horizonte...
No final ainda fizémos um bocadinho de passeio pedestre pois a Marta já não tinha posição em cima do selim e os seus travões continuam a não gostar de tempo quente, indo constatemente a travar, principalmente o da frente.

No resumo foi um passeio super tranquilo, em que deu para rolar bastante e esticar as perninhas e para a Marta treinar mais um bocadinho algo que não está habituada. Algumas horas em cima do selim, com muito poucas hipóteses de descansar de pé. 
Não fosse o calor e o horrível escaldão que apanhámos, teria sido melhor!

A Marta ganhou o seu primeiro empeno "á séria" e demorou dois dias até que as pernas deixassem de doer. Não é agradável, mas não deixa de fazer bem.
De lamentar mesmo, só o escaldão que apanhámos e que nem nos deixou dormir em condições. 
A Sara já não sofreu desse mal, já que se lembrou atempadamente de meter o bem dito protector solar!

Mas, como parar é morrer, para a semana há mais um passeio Love2Ride!


O track do passeio pode ser conseguido na pasta Tracks GPS aqui do meu blog.
A galeria completa de fotos pode ser vista no sitio do costume, aqui: 

Abraços, beijinhos e continuação de bons passeios!
Love2Ride

Sem comentários:

Enviar um comentário