Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Pia de Urso . Red N3

"
Pia de Urso - No reino do Calcário"

A convite do Rui Santos, rumámos a terras de Batalha e ao Centro de BTT de Pia de Urso!
Foram apenas quatro, já contando comigo, os companheiros que aceitaram este desafio. E em boa hora assim aconteceu, pois realizámos um passeio muito interessante em todos os aspectos.
Boa companhia, paisagens e trilhos brutais e dureza quanto baste!
 
De passagem por Reguengo do Fetal...

Realizámos o percurso Nº3, Vermelho, do Centro de BTT de Pia de Urso.
Um percurso marcado e sinalizado à semelhança de vários outros existentes, com exigências para todos os níveis, experiências e andamentos.
Mas no que respeita a este que realizámos, deixem-me que vos diga que está exemplar.
Percurso bem marcado e bem escolhido. Muito exigente tecnicamente mas moderado na exigência física e com as dificuldades bastante bem distribuídas, permitindo, quase sempre, um apreciar descontraído do passeio. E digo quase sempre, porque há alturas em que não devemos tirar os olhos do chão. O calcário abunda, não permite grandes deslizes e tem ar de ser muito pouco macio para o corpinho no caso de uma queda.

Piso exigente...
Trilhos fantásticos...
Pequena serpente...

O passeio decorreu sem problemas de qualquer tipo, tirando apenas a paragem técnica  necessária para remendar o meu furo, depois de uma descida mais alucinada.

Ao todo, três remendos na camara de ar e mais um na lateral do pneu a tapar um pequeno rasgo, foi o preço por tal aventura... Mas deixem-me que vos diga que repetia já o estrago para sentir novamente aquele "rush" de adrenalina.


Nas imediações de Reguengo de Fetal...
Aquela descida foi assim a modos que uma verdadeira maluqueira. Tinha saudades de descer assim, devo confessar. Não é unânime aquilo que vou dizer, eu sei, mas descer de bicicleta rígida tem outro sabor! Não há ali nada que mantenha a traseira no lugar a não ser o kit de unhas e saber "sentir" o comportamento daquele amontoado de tubos de alumínio. E acreditem que todas as bicicletas têm uma alma e a descer isso nota-se!

O controlo tem que ser outro, o sangue frio tem que ser outro, a escolha da trajetória tem que ser outra, o nosso corpo tem que trabalhar em perfeita sintonia com a montada, mas, quando tudo corre bem, é das melhores sensações do mundo!
E apesar de ter furado (as arestas afiadas do calcário não perdoam), os meus companheiros foram testemunhas da minha cara de extasiado no final da descida.
A bem da verdade, estávamos todos com um sorriso rasgado de orelha a orelha, testemunha evidente do prazer que todos retirámos daquela alucinante, pedregosa, técnica e exigente descida.
É tão bom isto do BTT!

Carlos e Rui a terminar uma dura rampa...

O percurso tem de tudo um pouco, mas foram as subidas que deixaram mais memórias. Algumas muitos boas e escalonadas. Outras, verdadeiras rampas, bastante exigentes mas curtas e subidas longas com piso macio para terminar. No total, cerca de 1000 metros de acumulado positivo.

O vosso cronista e a sua SSMachine! Foto by Rui Santos

Nem todas as paredes foram trepadas em cima dos pedais. Houve algumas que devido à sua dureza, inclinação ou tecnicidade me obrigaram a desmontar.
Mas foi só falta de pernas porque o companheiro Castanheira não se fez rogado e trepou algumas delas como se não houvesse amanhã!

Basicamente, todos gostámos muito do passeio!
É durito, mas largamente recompensador e vale, sem qualquer dúvida ou hesitação, uma visita.

Os trilhos, como já disse, estão bem cuidados, bem marcados e bem escolhidos! As infraestruturas criadas também estão ao mais alto nível e recomendam-se...






Terminámos o passeio com um petisco na cuidada povoação de Pia de Urso. O menu do ciclista, ou Bikers Menu, composto por uma bebida fresquinha e uma bifana fizeram as honras da casa e reconfortaram a pança que já se sentia vazia!

A  desfrutar de um "Bikers Menu" em Pia de Urso...
Gostámos tanto que já estamos a ponderar nova incursão pelos trilhos da zona. Num nível mais alto e com maior quilometragem para ficarmos ainda mais satisfeitos (!) ehehehehehehehe

Apenas uma nota, que é referente à navegação por GPS. Esta apenas é necessária para retirar alguma dúvida que possa acontecer por desaparecimento de alguma placa ou porque a mesma se encontre escondida pela vegetação. De outra forma, não é de todo imprescindível.

Aqui fica o link para o track GPS do passeio que realizámos:
http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt/rede-de-percursos-trails/percurso-3-trail-3
Caso o link acima não funcione, o track pode ser descarregado a partir da minha página de "Tracks GPS"
A galeria de fotos pode ser consultada aqui:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/PiaDeUrsoN3
Mais informação sobre o Centro de BTT de Pia de Urso pode ser vista aqui:
http://www.cm-batalha.pt/turismo-e-lazer/centro-de-btt

Abraços e continuação de boas pedaladas!

Sem comentários:

Enviar um comentário