Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Arrabida - A Volta da Pedra

Pois é...
O regresso à Arrábida é sempre motivo de ansiedade...
Tanto pela paisagem que é sempre avassaladora, assim como pela dureza da maior parte das voltas que damos por lá. Mas no final, costuma resumir-se tudo a um consenso. É sempre muito bom!

Esta passeata não foi excepção!

O início foi em Casais da Serra para aproveitarmos o máximo de um dos single-tracks mais alucinantes da Serra... Começa com uma subida demolidora com um piso exigente e técnico, mas termina numa das descidas mais fantásticas do lugar, super técnica e com uma paisagem alucinante.

Descida no Singletrack inicial do passeio. Foto by Dário Santos
O rescaldo do Dário no Forumbtt...

"Começou com alguma dificuldade em alguns elementos do grupo encontrarem o ponto de encontro, mas depois de resolvido esse problema lá arrancámos debaixo de um tempo algo cinzento, e bastante humido e ainda bem pois debaixo do calor que a Arrábida nos habituou nesta altura do ano seria penoso.
Lá entrámos no trilho do Convento, mas por uma entrada que ninguém ainda conhecia, e que tornava o trilho ainda mais longo. Apesar de no inicio a vegetação cerrada de mais estragar a pintura ao pessoal, uns metros à frente o trilho estava bom para pedalar e lá acabámos por apanhar o trilho habitual e desfrutar aquele fantástico trilho até ao fim.. Depois seguiu-se um pouco de estrada até entrar-mos nos proximos trilhos até à base da Pedreira. Optamos por não subir a Pedreira, e lá seguimos em direcção a Sesimbra. Desta vez, por sugestão do Canoa, subimos por estrada até ao Castelo de Sesimbra, onde entramos no trilho habitual.. E que bom que está o single do Castelo! Acho que está melhor que nunca! Conto lá voltar muito brevemente.
Depois da bola de Berlim, alguém reparou que a roda traseira do swoop estava um pouco solta.. O castanheira depressa pôs mãos à obra e concluiu-se que era o veio do cubo que se tinha partido.. Apesar disso ainda deu para pedalar, lá começamos a subir, subir, subir... Entramos novamente nos trilhos e seguimos até Casais da Serra onde já chegámos às 14h. Um pouco mais tarde do que eu estava à espera, mas se não fossem as havarias mecânicas, certamente teriamos chegado mais cedo


Esta volta vai ficar baptizada como: A volta da Pedra!"


Algures antes da grande descida do singletrack mais louco da Serra. Foto by Dário Santos

Sacámos a foto de grupo com vista para Tróia e o Convento da Arrábida e seguimos caminho direitos a Sesimbra...

O grupo presente

Algures... Foto by Dário Santos
Fomos percorrendo alguns trilhos fantásticos até que chegamos a Sesimbra onde parámos no café do costume.
Aí, e exactamente no momento em que íamos arrancar, o Castanheira nota uma folga imensa na roda traseira do Swoop.
O resultado após uma análise mais cuidadosa...
O Eixo traseiro partido.

Como é do costume, lá se sacou do engenho e da arte para desenrascar a "coisa" até final.

Depois de todo o aparato, de colocadas todas as esferas soltas no sitio, cassete montada, roda montada no sitio, tudo ficou pronto para rolarmos até final, sem problemas de maior.

Claro que o Swoop ficou mais leve na carteira uns dias mais tarde, que teve que comprar material novo para substituir o danificado....

O regresso correu sem problemas e de forma expedita. Pouco depois das 13h já estávamos de novo nos carros a preparar o material para rumar a casa.

As minhas fotos: https://picasaweb.google.com/fjbnunes/ArrabidaAVoltaDaPedra#
As do Dário: https://picasaweb.google.com/103088772956402303483/SantaMaltaArrabidaVoltaDaPedra21082011#

O track GPS pode ser conseguido aqui: Arrábida - A Volta da Pedra
Cerca de 35km com 1100m D+

3 comentários:

  1. Grande volta!!

    Já tive muitas vezes curiosidade em investigar a entrada pelo Convento del Carmen, mas ainda nunca entrei por lá, achas que vale a pena ou é preferível fazer mais uns metros de alcatrão e entrar mais à frente?

    A subida inicial que falas é realmente muito exigente, a ultima vez que lá passei foi o ano passado numa tarde de verão (deviam estar uns 40º) e achei que nunca mais lá chegava acima! Mas depois temos a merecida recompensa, com vista para o mar, para a pequenas ermidas e para o Calvário das Cruzes do Monte Abraão. Muito bom!

    Fiquei também muito satisfeito em ler que o trilho do Castelo de Sesimbra estava melhor que nunca! Digo isto porque no inicio do ano passado o trilho, devido ao mau tempo, estava praticamente destruído, com uma serie de árvores caídas no meio do caminho que dificultavam e muito a passagem.

    Resumindo, só boas noticias!

    Obrigado ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos!

    Sim, a entrada para o tal trilho entrando pelo Convento del Carmen vale a pena. Só é complicado devido à densa vegetação, de resto é muito bom!

    O singletrack do Castelo está bem fixe. 100% ciclável e fluído!

    Um abraço e fica bem!

    ResponderEliminar