Páginas

domingo, 4 de março de 2012

Sintra "S3K" - Versão Empenadix

Domingo foi dia de empeno! Ou então não...
Tinha combinado com algum pessoal uma ida até Sintra, revisitar os trilhos do "S3K", o mitico passeio criado em tempos pelo grupo PedrAmarela.

Á chamada virtual compareceram o meu amigo Ricardo Mendes, o Remi e o Pedro Guedes que não conhecia e o Ricky Rock, que afinal é meu vizinho e cresceu na rua "de cima" à minha! Compareceu também o companheiro Mário que já tinha pedalado comigo durante o "Abanix", corria o ano de 2009...

Assim saímos os 6 com um ritmo potente - que esta malta não faz por menos - eram 08h15 da matina. O dia esse, estava agreste, com frio e nevoeiro a brindar-nos as pedaladas.

À frente o Remi e PGuedes. Em grande plano o Ricky Rock e o Ricardo Mendes
Logo após as primeiras subidas, e a confirmar o que já suspeitava, tive a certeza que, se quisesse seguir com esta malta e no ritmo deles, o projecto de realizar o percurso na integra estava completamente fora de questão.
Talvez - repito: talvez! - aguentasse os primeiros 40kms com aquele ritmo, mas não iria ter pernas para mais nada após isso!


Felizmente, e foi mesmo a minha bóia de salvação, o Mário também não estava bem a contar com o ritmo imposto e como não levava GPS, acabámos por adoptar o mesmo ritmo e seguimos juntos até ao final da primeira metade do percurso, ou seja, os tais 40kms, mais coisa menos coisa!

Quando eu e o Mário chegámos ao topo da Pedra Amarela, já os nossos companheiros nos esperavam! Foi por isso curto o tempo de descanso que aí tivemos.
Seguimos todos juntos, direitos aos trilhos do Abano, sempre com bastante nevoeiro à mistura. Mas não sei antes termos subido e passado a Peninha.

Remi, PGuedes e Ricardo Mendes...
Nos trilhos do Abano tivemos o primeiro contacto com a prova Enduro Series que estava a acontecer e onde  eu tinha pessoal amigo a participar. Acabámos por nos cruzar várias vezes durante o percurso e ainda deu para vários dedos de conversa com o Canoa e o Carlos.

No final do trilho do Abano estava a primeira "Especial cronometrada" da tal prova e ficámos um pouco a ver os primeiros a descer.

Depois de sairmos daqui e uns metros mais à frente encontrei o Edgar e parei um minuto à conversa com ele. Foi o tempo suficiente para eu e o Mário nunca mais vermos o restante pessoal! Eu já tinha falado com o Ricardo e eles sabiam que estavam "à vontade" para meter o andamente que quisessem, que nós seguiriamos no nosso... tranquilamente eheheheh



Aqui e ali íamos vendo as fitas dos percuros de ligação que a malta da tal prova faziam e aqui e ali encontrava os meus amigos. Só nunca encontrei o Dário porque este estava a sair com uma diferença de 50 minutos do Carlos. Tive pena, pois gostava de me ter cruzado e de lhe ter desejado boa prova!

Canoa a terminar mais uma "Especial cronometrada" perto do Canyon da Ribeira das Vinhas
Eu e o companheiro Mário lá acabámos o nosso passeio, ou melhor o Mário acabou o dele por volta das 12h30, muito por culpa do tempo que passamos na conversa com os "gajos" do Enduro Series...
Como o nosso ritmo até foi calmo, segui o meu plano inicial. O de ir completar o infame percurso de 100kms com mais de 3300m de acumulado total de subidas. Até aqui tinha já completado cerca de 1100m de desnível acumulado.

A tarde, já o sabia, prometia ser dura!

Fui seguindo o meu caminho a um ritmo que me permitia ir desfrutando da paisagem. Mas esta encontrava-se coberta por um manto de nevoeiro espesso. Assim que cheguei ao Monge, o frio era intenso e nem a longa subida desde a barragem serviu para me aquecer por aí além, mas pior mesmo foi a descida até à Azóia. Um gelo!

Num "suave" sobe e desce, acabei por chegar a Colares e ao teu ansiado café. Era mesmo tudo o que me apetecia, um cafézinho quentinho.
Uma coca-cola, um pastel de nata e o tal do café fizeram as honras da casa. Um cigarrito fumado e muitas festas num amigo patudo que engraçou comigo. Como não sei o nome do bicho, ficou apelidado de "Mr. Miagy". Não me perguntem porque, assim me apeteceu. ehehehehe

Mr Miagy no café em Colares
Comecei a fazer contas às horas e à vida. O tempo estava péssimo. Não chovia, mas o frio era ainda intenso e parecia ir piorar.
Acabei por decidir ver como estava e como me sentia quando acabasse a grande subida que tinha pela frente. A encosta norte da Serra, passando por Gigarós, terminando apenas nos Capuchos.

Adoro vê-los vivos, assim dá um nó no estomago.

Arranquei do café com força, mas a subida é demolidora. Cheguei aos Capuchos pouco passava das 17h e acabei por descer direito à barragem do Rio da Mula. Levava nesta altura 70kms nas pernas e mais de 2400m de acumulado feitos.
Faltavam 25kms para o final e como conhecia o restante, achei mais prudente abortar a aventura do que terminar de noite ou no lusco-fusco. Não estava com o "feeling" necessário para enfrentar os trilhos pedregosos do final sem luz e pelo ritmo e andar da carruagem iria tardar mais 2h30 a concluir o passeio.



Fisicamente até estava em condições, o que me deixou satisfeito, mas não iria fazer melhor média do que até ali e a opção de encurtar o passeio, estando sozinho, pareceu-me a mais acertada.

Acabei por chegar ao final com 72.5kms e 2480m de acumulado de subidas, com uma média a rondar os 11km/h.
Uma verdadeira fartura! Mas no final do dia, estava em boas condições fisicas e noutro cenário, sem tantas paragens e com outro dia, certamente tinha levado o projecto a bom termo, e isso agradou-me, não me deixando aquele amargo de boca de quando se aborta ou se desiste de algo. Nesta situação, foi apenas mesmo uma questão de bom senso, acho eu...

Mas o "S3K" irá ser completado ainda antes de Abril, isso garanto! :)

O Ricky Rock fez um pequeno video do passeio. Aqui fica:
http://www.youtube.com/embed/iI7hCmwPHTQ

O link para as fotos que tirei:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/S3KVersaoEmpenadix#
E o link para o Track GPS:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=dcbruzrizqtxqmjg

Um abraço e continuação de boas pedaladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário