Páginas

sábado, 25 de agosto de 2012

Do Pisão à Ulgueira v45k

Ultimam-se os treinos para a nossa participação na "Douro Bike Race" e para tal nada melhor que uma voltinha pelos trilhos da nossa bem conhecida serra de Sintra.
Só depois de tiradas umas fotos deste duo dinâmico - dinâmico mas pouco hehehehe - e em modo auto-retrato é que nos fizemos aos trilhos.

Cedinho, cedinho, sem mais ninguém na barragem do Rio da Mula...

Começámos mais cedo que o habitual e largámos da barragem pouco passava das 08h30. Rumámos, em semelhança das últimas vezes, aos trilhos da Quinta do Pisão. As últimas ligações que costurei resultam bem, aproveitando cerca de dez quilómetros de caminhos de todos os níveis  e graus de inclinação antes de proceder à subida da encosta Sul da serra, pelo lado da Peña Longa, entre a barragem do Rio da Mula e a Lagoa Azul.

Nos trilhos da Quinta do Pisão...

O dia esteve muito bom para pedalar. Algum calor, mas nada excessivo, uma brisa ligeira e um céu azul salpicado com uns farrapos de algodão, aqui e ali.

Quinta do Pisão...
Alguns "pencos" na Quinta do Pisão...

Como já disse anteriormente, estes 10kms de "aquecimento" são muito bons porque tem trilhos muitos variados, quer na sua tecnicidade quer na sua dureza.
Desde estradões de excelente piso a carreiros pedregosos e técnicos, desde subidas curtas e longas, de bom e de mau piso, técnicas e exigentes a descidas serpenteantes por singletracks.
Um pouco de tudo envolvido numa paisagem soberba e tranquilizante!

Novamente, Pisão...
Marta bem disposta...
Uma paisagem diferente da restante zona envolvente...

Após deixarmos para trás a Quinta do Pisão começamos a longa subida até á zona dos Capuchos, onde passamos depois de contornado todo o ombro SE da serra, por trilhos já muito aqui mostrados, como o Maravilha e demais.

A subir pela Quinta da Peña Longa...
Já nos trilhos das propriedades Montes da Lua...
Trilhos húmidos e aquele cheiro característico da terra molhada...

Efetuei umas alterações ao percurso da semana passada para incluir mais uns quantos quilómetros e por conseguinte, um pouco mais de acumulado.
Resolvi que haveríamos de ir passar por uns estradões que não usava há muito tempo e que andam ali sobranceiros a Monserrate, já na encosta N da serra.
Tinha algum receio do estado dos mesmos, mas a sociedade "Montes da Lua" tem-nos bem tratados - resta saber com que finalidade - e acabou por ser um pedaço engraçado.
Descidas longas e largas intervaladas por subidas à sua semelhança, sempre com um piso compacto e rápido, que nos permitia ir rolando relativamente bem e com uma boa média.

Descidas rápidas e de elevar a adrenalina...
Subidas longas e paredes empinadas e curtas...

Mas... E há sempre um mas!
Um pequeno trilho que nos iria servir de ligação para a zona dos Capuchos e que deveria ter o seu início ao pé de um pequeno lago, deixou de existir.
Para ultrapassar essa situação acabámos por entrar num singletrack que eu já conheço de o descer, mas que se encontra muito fechado pelas silvas e outras plantas "picadoras".

Foi um bocadinho complicado para a Marta, quase 1km de picadelas e esfoladelas, mas lá acabamos por passar. Claro que tive que ouvir da minha cara metade todos os insultos possíveis á minha capacidade de improviso eheheheheheheh.
Olha, que culpa tenho eu que a descer quase nem se sintam as silvas (!)

Depois dos Capuchos tomámos a direção do Penedo, para depois seguirmos para a Ulgueira, também por trilhos diferentes da passeata passada.

Durante um breve descanso...
Depois de um engano e muitas silvas e picos depois...
Os tradicionais singletracks da serra, com o "cenário" tradicional...
É um verdadeiro privilégio ter trilhos destes à descrição para pedalar...

A descida desde a zona dos Capuchos é larga e de trilhos muito bonitos, com vistas a condizer.
No entanto é fugaz e passa num ápice. É num instante que estamos no Penedo.
O trilho a seguir é o mesmo que descobrimos há umas semanas. Um singletrack bem engraçado e que nos deixa na estrada para a Azóia.

A paisagem a descer para Penedo...
Trilhos perdidos do mundo à distância de uma aventura. De Almoçageme para Ulgueira...

Percorremos cerca de 200 metros em asfalto e voltamos a cortar para dentro dos trilhos, para novamente ganhar mais uns quilómetros e mais uns metros de acumulado.
Assim que começamos a subir encontro o meu amigo Luís Romão. Estava a petiscar com a família parados à sombrinha! Tinham vindo dar uma voltinha de carro e pararam ali para comer qualquer coisa. No final da breve conversa, que serviu também para a Marta emborcar mais um gel, fiquei a saber que este grande maluco se encontra a treinar para o Ironman de 2013. Haja saúde e doideira na cabeça heheheheheh
Ah! E tenho que referir que foi aprender a nadar de propósito para o efeito... Ganda Maluco (!)

Depois de nos despedirmos do Romão voltámos a pisar forte nos pedais por mais 1.5km de subida com uma inclinação média de 13%.
Contava com um pequeno mercado - duas carrinhas e 4 bancas de venda - no cruzamento da Ulgueira e, para nossa sorte, este estava mesmo lá. Comprámos umas bananas e uns pêssegos. Fiquei parvo com o total da despesa. Não me lembro ao certo, mas não chegou ao euro.
Daí ao centro da vila da Ulgueira e ao café são uns metros, onde a Marta chegou bastante cansada, mas com o espírito intacto!

A montagem de fotos abaixo demonstra bem o ambiente à mesa. Além de uns rissóis de leitão, ainda marchámos mais uns doces e cafés. Eu bebi inclusive uma Mini que me soube pela vida.
É que estava calor por esta altura...


Julgo que esta foto dispensa mais comentários...

A subida que se seguiu não tem estória.
Foi feita por asfalto desde o Pé da Serra, novamente até aos Capuchos.Daí entramos novamente nos trilhos para nos dirigirmos ao marco da Pedra Amarela e sua torre de vigia que contornamos pela direita.
Uma subida que apesar de fácil é longa e cansativa.

Deixando a Ulgueira para trás, na direcção do Pé da Serra...
Na continuação da larga subida, aqui a caminho da Pedra Amarela...
Depois da longa subida, a merecida descida...

Devido ao adiantar da hora e de termos os patudos em casa há demasiado tempo sozinhos, decidimos rumar aos carros antes do final "oficial" do passeio. Ficaram por cumprir quase mais 3kms que incluíam um bonito e fluído singletrack e mais uns metros de acumulado, já nos metros finais em asfalto.

No resumo, uma passeata já com um nível de dificuldade física médio/alto, mas com muito poucas dificuldades técnicas. Ideal para os treinos da minha amada.
E eu, como tenho feito estas voltinhas todas de SingleSpeed, tenho vindo a ganhar alguma confiança nas pernas e na capacidade que as mesmas têm em levar esta máquina mono-velocidade por todos os trilhos onde me levava a MS. E isto claro está, sem recorrer ao pedestrianismo.
Durante estes 43kms não desmontei uma única vez por necessidade física ou falta de força, pelo que, também para mim, estes passeios têm sido um belíssimo treino.

Quem diria que há poucas semanas me sentia atemorizado com o facto de andar de SS em Sintra e que seria virtualmente impossível....
Afinal...
"The impossible is nothing"

O percurso completo tem pouco mais de 45kms e deve rondar os 1350m D+.
O que nós realizámos tem cerca de 1200m de desnível positivo acumulado (fazendo a média entre os dados do GPS, Garmin BaseCamp e Google Earth.

Link para a galeria completa de fotos:
https://picasaweb.google.com/102105685869649773359/DoPisaoAUlgueiraV2
Link para track GPS do percurso:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=iqkrfyuxgcltcxbf

Sem comentários:

Enviar um comentário