Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

Estreia Oficial SSMachine

A estreia oficial da minha SSMachine aconteceu nos trilhos do quintal da Santa Malta. Junto com os meus companheiros de aventuras levei a minha nova máquina a percorrer aqueles caminhos e para elevar ainda mais o espirito da "cenaça" estavam presentes mais uns quantos malucos com as suas bikes de uma só velocidade.

Ao todo juntámos quase uma vintena de amigos, onde se incluiam 4(!) singlespeed, e após os atrasos iniciais, acabámos a sair do Kinita já os ponteiros dos relógios caminhavam para lá das 08h30.

Foto com o grupo completo...
Os caminhos foram os do costume, com uma variante ou outra desconhecida aqui deste vosso cronistas, mas o Quintal é mesmo assim. Todos os dias se descobre uma nova linha, um novo trilho ou ligação...
O passeio decorreu sem precalços e com as palhaçadas do costume...

Os restantes "puristas" das SS, João Santos, Artur e Castanheira...
Luis Gonçalves, Luis "Best" e Castanholas a pisar forte nos pedais...
No mesmo sitio, o Nelson, o João Santos e o Dário...
Artur que marcou presença com a sua SS...
A muito estimada presença do meu amigo José Baião AkA Nazgul...
João Santos e Best, que completou mais uma das suas 1/2 voltas...
A determinada altura, o companheiro Luís Gonçalves, o Homem da alpista, sofreu um acidente, daqueles parvos em que a maior consequência é, normalmente, ficar sujo de terra ou poeira.
Mas, por azar, não foi o que aconteceu.

Pastor, imediatamente antes do Luis Gonçalves sofrer o seu pequeno "acidente"...
Ao passar numa zona estreita, o Luis deu um toque com o guiador no sinal de transito, perdeu o controlo da roda traseira e a mesma resvalou na pequena berma.
A velocidade de tartaruga que levávamos não fazia crer que pudesse ter acontecido algo mais que uns meros arranhões, mas quando o amigo Luis se levanta, percebo o enorme rasgão que lhe enfeitava o gémeo.

Dentada de pedaleira XT tem a sua "classe"...
Já durante a limpeza e tratamento da pequena "esfoladela" do Luís....
Tatuagem limpinha e protegida...

Bem visivel o sitio que "mordeu" o gémeo do nosso companheiro, ainda com pelinhos agarrados eheheh
O tratamento e limpeza do corte foi feito no local e com base no meu kit de primeiros socorros e com mais material disponibilizado pelo Rui Santos.
Como o corte era grande, o companheiro Luis ficou no mesmo local à espera de boleia para o Hospital (ou assim pensávamos, porque na prática o menino foi para casa e nem no senhor doctor passou).
Isto de comer alpista transforma os rapazes em gajos rijos ehehehehe

Chegámos à Costa da Caparica e á praia já depois da paragem obrigatória para o cafézinho da praxe, que tomámos no sitio do costume.
A tradicional volta pela ciclovia das praias e rumamos novamente aos trilhos para depois enfrentarmos a subida por estrada até aos Capuchos.

Já de regresso pelos estradões das hortas na Caparica....
Durante o regresso houve ainda tempo para mais umas brincadeiras e para a descoberta de mais uns pequenos trilhos e variantes que o nosso Pastor continua a sacar da cartola, para gáudio da malta presente.
Algures nos trilhos encontrámos um triciclo abandonado que serviu para uns bons momentos de risota e paródia, como as fotos abaixo demonstram...

Pastor encontrou nova montada e só a muito custo a abandonou...
Dário a dar uma voltinha de teste nesta máquina infernal...
Pela cara do Dfilp, a cenaça parecia ser dificil de domar ehehehehe
A malta continuava a querer mais btt e dessa forma continuámos por mais uns trilhos bem porreiros, mas já bastante conhecidos do pessoal.
Mas o que é bom acaba sempre cedo, e foi assim que, rapidamente, chegámos novamente a Santa Marta de Corroios.

Pinto, sempre com o seu espirito alegre e bem disposto...
Já de regresso a Santa Marta e sob a batuta do meu amigo Pastor...
Castanheira com o Artur logo na sua roda, nas imediações de Santa Marta...
O passeio foi muito bom, mesmo pesando o facto de ter havido alguns precalços e incidentes.
A companhia da malta, o espirito de entre ajuda que está sempre presente, a boa disposição e alegria que tão bem caracteriza este grupinho de amigos é superior a qualquer situação menos boa que aconteça e sabemos que podemos sempre contar uns com os outros para resolver toda e qualquer "cenaça" que o Pica-Miolos ou o Homem da Marreta queiram infligir à malta!

Deixo aqui também o mini-relato que o Best deixou no FaceBook da Santa Malta...

"Hoje foi mais uma voltinha no Quintal, esse paraíso do Btt onde ainda se encontram pérolas de trilhos desconhecidas, mesmo que feitos à pazada pelo homem, mas que renovam a vontade em voltar a pegar na bina e andar com a Santa Malta.
Motivados pelo convite do Froids, em acompanhar a estreia da sua SS que tem um "ão ão" como marca, e ainda a estreia da SS do Castanheira, que insistia em que ele andasse sem selim :) , a malta compareceu em peso para o passeio matinal. Apareceu também um membro novo, que abandonou mais cedo, talvez por o passeio não lhe estar a correr de feição, pois já tinha o cromado riscado... 
Sob a batuta do Artur Figueiredo e do Dário Santos a malta fez uma parte inicial ali pelos lados do Alto do Moinho e depois em direcção ao Feijó. No trilho do cemitério as silvas pararam o pelotão, que sem a tesoura de poda do Best, foi obrigada a passar aquilo com muito cuidadinho...Foi a parte "ténica" do passeio... muito boa por sinal... Na Via Rápida para a Caparica, (sim, a malta tb faz vias rápidas, pois tb é terreno) um companheiro talvez entusiasmado pelo belo trilho crava a pedaleira na perna, ficando com um "Amor de Talega" no gémeo, que o impediu de prosseguir com o pessoal.. As melhoras ;)
Ainda acompanhei o pessoal até à Universidade do Monte, mas uma ameaça de avaria na bike SS do João Santos fez com que ele ficasse por ali e voltasse para trás. Deixa lá João, o Margulho fica para a próxima! 
Acompanhei-o no regresso, pois a minha 1/2 volta também já estava cumprida. Espero que o resto da volta tenha decorrido sem percalços!
... estava com saudades de escrever estes relatos...! :)" 
By Luis Estêvão AkA Best
 
O percuro (track GPS) pode ser descarregado a partir do sitio do costume, na pasta Tracks GPS aqui deste meu cantinho, mas neste momento ainda não está disponível...

A galeria completa de fotos pode ser vista a partir daqui.

1 comentário: