Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ATX by Night - "Fred, o mal disposto"

Se há dias que não correm bem, há noites que correm ainda pior!
Ontem foi uma dessas noites. Não que tenha corrido mal, não se pode dizer que assim tenha sido... Mas que podia ter corrido bem melhor, porra, isso podia!
Até porque fui estrear a nova transmissão que o Bruno Aguiar montou na minha máquina.
O novo sistema Shimano Deore XT de 2015, pretinho e brilhante!
Nova pedaleira com 2 pratos, de 26 e 36 dentes respectivamente e 11 velocidades na traseira, com uma amplitude que vai desde os 11 aos 40 dentes, capazes de trepar paredes. Uma mudança profunda na configuração que costumava usar. Inclusivamente com regresso aos novos e remodelados triggers XT que vieram substituir o meu velhinho rotativo Sram X0 e que têm um comportamento estupidamente suave e reactivo...




Uma mudança pensada e planeada para corresponder aos desafios que se avizinham no horizonte e para me poupar um pouco as pernas e ter transmissão para acompanhar os devaneios e andamento da Sandra nas provas!
Posto isto, é fácil perceber que a noite tinha como principal objectivo o teste ao funcionamento de todo o sistema antes do desafio do próximo sábado, a já mítica "Rota do Alpinista"...
Mas, se toda a montagem funcionou na perfeição, sem qualquer falha, assustadoramente silenciosa, precisa e com um tacto simplesmente fantástico, já o meu bem-estar e boa disposição ocupou o extremo oposto da escala.
Estava mal disposto como há muito não me sentia. Durante as mais de duas horas que durou a volta estive à beira de me vomitar todo por variadíssimas vezes. O estômago ardia-me como se tivesse apanhado uma monumental bebedeira na noite anterior e estivesse ainda de ressaca.
Com uma azia tal que me parecia ir explodir em chamas a cada solavanco do caminho...

Mal e porcamente fui-me aguentado ao forte andamento dos meus amigos...
Sem grandes cerimónias fui arrastando o esqueleto montes e caminhos acima. E, junto com o resto grupinho, sem qualquer misericórdia ou compaixão pelo meu lastimável estado, acabámos por cumprir cerca de trinta quilómetros.
Mantinha a força nas pernas, mas era só o que me restava...
Só me apetecia caminho tranquilo e nada de solavancos, e nestas redondezas só há pedras e caminhos técnicos, regos, raízes e mais pedras... Por volta das 23h e quando terminámos a foto de grupo acabei por dizer aos meus companheiros que iria rumar por asfalto ao carro, resignado e mal disposto, mas não me deixaram seguir sozinho e lá me convenceram a seguir com eles os restantes quilómetros.
Assim que agarro na bike para me fazer ao restante caminho, o pneu da frente estava quase totalmente vazio. Não aparentava ter melhor saúde que o dono!

Meto-me a dar à bomba! Nem câmara de ar suplente tinha para trocar caso fosse necessário.
Meto-lhe o ar suficiente para seguir mais uns metros por asfalto junto com os meus companheiros.
Aqui o "Gru" cada vez estava pior. Continuava a conseguir segurar os vómitos, mais por não querer ficar com aquele gosto a azedo na boca do que por necessidade...


Voltamos a parar um ou dois quilómetros mais à frente e eu volto a dar à bomba para repor o nível de ar que se tinha escapado pelo teimoso furo, cujo líquido selante, aparentemente, não conseguia resolver...
Estava cada vez mais mal-disposto e o meu ânimo era equivalente, com a malta amiga a ter que gramar com o meu mau e "aziado" feitio, coitados(!)

Acabo novamente a ser convencido pelos meus companheiros a seguir com eles em vez de seguir pela estrada por onde mandava o GPS e por onde, na teoria, seria o caminho mais curto de volta ao carro. Faltavam cerca de 7.5km para o final...
Rumamos direitos a Montemuro e ao já conhecido e famoso "Trilho do homem morto" para irmos depois dar à povoação de Lousa e aí apanhar novamente o apetecível asfalto.
Em menos de nada estava de novo em Guerreiros, ao pé do carro, de volta completada....

Mas, porra, que custou! Oh, se custou...

Obrigado malta por terem a paciência de me aturar e não me terem "deixado" regressar sozinho!

Vemo-nos por aí - Preferencialmente mais bem disposto!
Abraçorros.

Sem comentários:

Enviar um comentário