Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Porto Salvo em SS

Hoje de manhã foi dia de passeio em modo "ssolitário"...
Tinha combinado com a minha cara-metade irmos para Sintra, bem cedinho, para mais uma sessão de treino, mas a Marta acordou cheia de dores no corpo e com muito pouca vontade de "ir levar porrada".

Assim sendo, e como estava a pé desde as 06h50 e com o material já quase todo pronto, decidi arrancar para um pequeno passeio pelos trilhos aqui da minha zona. Claro está que levei a minha mais recente companheira, para lhe dar a conhecer os trilhos deste meu quintal mas também para a testar em condições normais.

Já tinha saudades de andar "solo", por trilhos fáceis, a rolar rápido ao som da música que bomba eléctrica e pujante do pequenino leitor.
A Marta ficava em casa a dormir o que não tinha conseguido dormir de noite e isso deixou-me tranquilo e focado na passeata. Deu, inclusivamente, para conhecer mais uns trilhos novos e uns quantos becos sem saída (!).

Deixo-vos com umas quantas fotos que fui tirando ao longo do pequeno passeio de pouco menos de duas horas.

De passagem pela Quinta da Fonte...
O percurso foi de descoberta. Não levava nada pensado quando sai de casa, mas ainda assim rumei, quase automáticamente, aos passadiços e lagos da Quinta da Fonte. Após estes, os tradicionais estradões que me levaram a passar por cima da estrada que vem do Cacém, até chegar a Vila Fria.

De passagem pela Quinta da Fonte...
Depois de largar o alcatrão, que fiz imediatamente antes da Quinta de S. Lourenço, segui um estradão que já sabia não ter grandes saídas, mas queria ver se havia algum trilho ou single track que não tivesse visto da primeira vez que por ali andei.
E afinal havia realmente um pequeno caminho de pé posto que me leva a contornar todo o cabeço, para ir sair na mesma estrada de onde vinha, apenas 50 metros mais à frente e ainda por cima, depois de ter que subir uma longa e cansativa rampa.
Estava finalmente em Vila Fria e tinha conhecido mais um caminho novo!

A chegar a Vila Fria, descobrindo novos caminhos...
Nesta pequena vila, contornei as ruelas até ficar ao pé da Igreja, e rodando esta pela esquerda chego ao pequeno largo. Sigo pela estrada asfaltada e faço mais uns trilhos já conhecidos, mas a certo ponto escolho um novo caminho para me levar até ao marco geodésico de S. Miguel. Uma dura e pedregosa rampa, resvaladiça, acabou por me obrigar a apear.

De passagem pelas imediações do Campo de Golfe de São Marcos...
Após a conquista do pequeno marco, sigo para o lado de São Marcos, paralelo ao Campo de Golfe que teimaram em construir na zona. Passo por mais uns trilhos novos e chego finalmente á rotunda da Microsoft. Subo pelo asfalto até ao topo da grande subida apenas para descer um pequeno trilho de gravilha que tinha visto do outro lado do vale.

Continuo direito a Leião e pelos caminhos que me levam a Academia do Cão.
Faço uma pausa no Mercado de Porto Salvo para um cafézinho que já me vinha a apetecer há um bocado.

Trilhos técnicos no alto de Leião...
Paragem para cafézinho no Mercado de Porto Salvo...
Depois desta paragem, resolvi ir fazer os singles na zona dos antigos moinhos do Bairro Auto Construção. Estão um bocadinho fechados devido à falta de uso, mas lá passei, mas assim já não estão tão divertidos de se fazer, ainda para mais no sentido em que vinha. A subir, claro!

Single tracks na descida para o Casal da Choca...
Vista desde o trilho que vinha a subir, na direcção dos antigos moinhos do Bairro Auto Construção...
Este pequeno single track serviu de palco para umas fotos à SSMachine, agora sim, naquele que será o seu ambiente natural, o mato.

A SSMachine a posar para a foto no Single dos Moinhos...
A SSMachine a posar para a foto no Single dos Moinhos...
No final do Single dos Moinhos entro novamente no asfalto e uns escassos metros depois, após mais uma descida e consequente subida, estou à porta de casa.

O passeio prestes a terminar mas com umas recompensadoras vistas sobre Sintra...
Foi um passeio pequenino, mas correu de maravilha e serviu para provar a fundo a "nova" Amarelinha. A bike passou nos testes com nota máxima e eu sempre pedalei uma horita e meia com vontade e sempre suei um bocado.
A Marta acordou bem depois de eu ter chegado, mais recuperada e bem disposta. Nem deu pela minha falta (!)

A galeria completa de fotos pode ser vista a partir deste atalho.
O track GPS pode ser descarregado a partir deste link, ou a partir do repositório comum aqui do blog, a pasta de Tracks GPS.

2 comentários:

  1. Os Belos trilhos de Porto Salvo que pouca malta conhece. Muita bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva "vizinho" eheheh

      Pois, muitos dos trilhos onde andávamos de bike em miúdos já desapareceram, mas alguns ainda se mantêm!
      E ainda há muito por redescobrir =)

      Aquele abraço!

      Eliminar