Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Via Algarviana - Dia V

Via Algarviana em BTT / Marmelete - Sagres (Cabo S. Vicente)
Etapa 5 - 27 Agosto 2015

O dia amanhece fresco, igual que os restantes, mas à medida que o Sol ia subindo no horizonte, também a temperatura o acompanhava.




Este último dia passou por caminhos fáceis, sempre rolantes e tranquilos.
As paisagens sempre brutais iam amenizando os poucos esforços aos quais tivemos que sujeitar o corpo. Rolando rápido, acabámos por parar num pequeno café para a ingestão da necessária cafeína matinal.



Seguindo por estrada durante alguns metros acabamos por entrar nos trilhos novamente já perto da Barragem da Bravura, a qual circundamos durante uns três quilómetros.
Os estradões rápidos sucedem-se e é de forma célere que chegamos a Bensafrim, onde aproveitamos para carimbar mais um selo no nosso Passaporte e comer algo num café junto ao mercado da vila.
Ainda antes de aqui chegarmos, fizemos o favor de assaltar umas vinhas na busca de umas uvas que estavam com um aspecto divinal.
Aventura que é aventura, tem o seu momento de "chinchada" (!)





Daqui a Vila do Bispo estavam cerca de 30kms de trilhos à nossa espera. Estes foram sempre fáceis, alguns por bosques à sombra, até chegarmos à povoação de Barão de São João.
Passamos esta e após uma das maiores subidas do dia, por entre uma floresta de pinheiro-manso, chegamos ao marco geodésico de Pardieiro, com os seus 144m de altitude (!)

Após este monte, entramos na linha de eólicas que aproveita o vento naquelas paragens mais altas. Seguimos por grandes pistas de gravilha e entramos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Foi para mim a pior parte desde dia. O vento frontal e as extensas pistas, quase planas, puxaram pelo que sobrava das minhas esgotadas pernas como se não houvesse outro dia no horizonte. E como não havia mesmo, eu dei-lhe forte nos pedais, fazendo a minha pequenina bicicleta de roda 26" rolar ao mesmo ritmo das meninas maiores dos meus companheiros. E em enumeras vezes, marcando o ritmo do nosso comboio.



Com Vila do Bispo já à vista, a cabeça do Pedro volta a pregar-lhe uma partida, começando a desesperar porque é que o percurso não ia directo para a povoação e andava "às voltinhas", como ele dizia...

Embora vissemos a Vila a menos de um quilómetro em linha recta, o GPS teimava em dizer que faltavam quase 3kms para lá chegarmos. Seguíamos por trilhos da ciclo-pista local e estes contornavam os montes e levavam-nos em passeio pelas imediações da povoação.
A entrada em Vila do Bispo foi feita com vento de frente, para junto do Hotel, carimbarmos mais um espaço no Passaporte da Via.
Aproveitámos e fizemos uma pequena paragem para comer alguma coisa no largo principal da povoação. Eu comi o que trazia de Bensafrim, porque após esperar quase uma hora por uma omolete acabei por desistir quando a senhora me disse que estava a acabar de fritar umas batatas e depois sim, iria tratar da minha comida... 50 minutos depois de eu ter pedido!
E ainda ficou a resmungar quando eu lhe disse que já não precisava de se incomodar.
O Algarve no seu melhor...

Daqui ao Farol do Cabo de S. Vicente não tem mais história, com os caminhos a surgirem fáceis, rolantes e rápidos, apenas o vento dificultando um pouco mais a jornada.



Em menos de nada temos à vista o Farol do nosso lado direito e a povoação de Sagres à nossa esquerda e ao fundo no horizonte, adivinhávamos o mar.
Seguimos a todo o vapor por aquela brilhante e fina tira cinzenta de um asfalto que me parecia tão macio quanto seda e todas as dores desaparecem, o peito enche-se daquela emoção tola e a garganta fecha-se para completar o estado de ânimo.

Estávamos a minutos de terminar uma grande aventura! A nossa aventura!
Algo que, sem qualquer dúvida, nos custou a conquistar. A todos algo de diferente, em alturas diferentes, mas todos tivemos que lidar com os nossos demónios, medos e fraquezas para conseguir estar ali, naquele momento, a rolar na direcção certa, direitos ao destino, sem percalços, mais perto a cada rotação dos pedais, tantas rotações daqueles pedais depois!



Os momentos que antecedem o final propriamente dito são para mim os mais intensos. Já conheço a sensação de outras aventuras passadas, mas não deixo sempre de ser esmagado por eles.
É um conjunto de sentimentos que não consigo explicar, de conquista, de superação, de vitória, de respeito, de pequenez, de humildade, um sei fim de sentimentos que nos cilindram, literalmente.



Foi a primeira vez que terminei uma aventura deste nível com companhia e aos meus companheiros tenho que agradecer tudo! A companhia, o espírito de valentes e de sofredores com que encararam as partes menos boas, a moral com que ultrapassaram todos os obstáculos e por me ajudarem a crescer com eles e me ajudarem a superar os meus medos e as minhas fraquezas, também!
Porque sem duvidas que fomos mais fortes juntos!

Pedro e Miguel, esta Via Algarviana é vossa e é minha, mas acima de tudo, é NOSSA!
Obrigado, amigos!

Não tendo pedalado ao meu lado, houve três pessoas que estiveram presentes em todos os momentos desta jornada e que, também elas contribuíram para que esta aventura tivesse um final feliz, e a quem deixo os devidos agradecimentos, do fundo do meu coração...

Um abraço especial ao meu pai. Aquele abraçorro do tamanho do mundo, por ter sido incansável a tratar do meu patudo e por ter sido o condutor de "serviço". Pela estafa que passou tanto no primeiro, como no último dia. Pela constante preocupação, pelas palavras de apoio e incentivo e por ser quem é!
Um beijinho maior que a Galáxia à minha mãe por aturar este filho maluco e por se sujeitar a uns dias de menor conforto longe da sua casinha, por mim e pelo meu "puto"! E por ser uma das pessoas mais honestas e sinceras que conheço e pelos valores que tem!
E, finalmente, para a minha companheira Sandra, que acredita em mim como ninguém o fez até à data.
Pelas suas palavras de incentivo, de força, de carinho, amor e perseverança!
Obrigado pela tua escolha em fazer parte da minha vida maluca, por seres quem és, pela tua garra e força que contagia quem te conhece e rodeia. Fico feliz só por me deixares fazer parte da tua vida e partilhar um bocadinho dessa tua "loucura" boa.
Obrigado por me fazeres mais forte, mais feliz, melhor! Por me preencheres e me fazeres voltar a ter gosto em rir e mostrar a dentuça! ;)

À restante malta amiga, obrigado também pelos incentivos e carinho!
Sem vocês, as coisas seriam possíveis, mas definitivamente que não teriam o mesmo sabor...

Um abraçorro do tamanho do Mundo!
Vemo-nos por aí!

Resumo da Etapa:
Distância: +/- 78Kms
Subida acumulada: +/- 1150m D+
Tempo total: +/- H
Tempo em movimento: +/- H

O track GPS pode ser conseguido no sitio oficial da Via, aqui.
As fotos deste dia podem ser vistas seguindo este link.

Sem comentários:

Enviar um comentário