Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

First Night Out

First Night Out.... To Run!
Courtesy of Saucony

Ok! Fiz ontem o meu primeiro treino de corrida nocturno.
A minha primeira corrida após a estreia oficial neste mundo. O meu primeiro treino!
Com a companhia do costume, claro, nos caminhos da zona ribeirinha da Expo, mesmo ali à porta de casa. E gostei! Apesar de nos dois primeiros quilómetros me ter custado acompanhar a Sandra.
Mas estou mesmo, mesmo contente de ter descoberto este mundo novo. De ter descoberto que a corrida é para mim, mais que uma moda.
Para ser sincero, a corrida - e ver toda a gente a correr - até me irritava um pedaço. Eu sou, digamos, um bocado alérgico a modas, mas afinal, até me divirto a fazê-lo e retiro real prazer do esforço que lhe está inerente...
E sim, eu sei. Sou masoquista. Mas não seremos todos um bocadinho?
Em relação à corrida e a ter descoberto este gosto, mais vale tarde que nunca, certo? E que se lixem as preconceitos e e a minha mania de ser contra as modas...

O treino foi coisa pouca, cerca de 30 minutos no total, em que apenas 20 foram passados a correr.
Como ainda me estou a habituar a esta história da App Strava, o meu registo ficou meio marado, mas os tempos registados pela Sandra são simpáticos e mostram bem o ritmo do nosso "Treininho". Nestes curtos 20 minutos, o tempo médio por km - ou Pace - foi de 4.33/km, o que é significativamente melhor do que fizemos nos 10kms da Global Energy Race
A Sandra corre que se farta. Rica lebre que eu arranjei...
O treino foi curto mas intenso e o primeiro de muitos, espero.

Tenrinho que sou nestas andanças, tudo é novo e tudo me suscita dúvidas.
Ontem fui correr com as meias/caneleiras de compressão da Sandra e que tão bem me souberam no final da minha prova de estreia no domingo passado.
Mas durante a corridita não me souberam assim tão bem quanto isso. Fizeram-me calor e senti as pernas "presas". Pareciam não deixar os músculos trabalhar livremente.
No entanto, quando as tirei, já em casa e antes do duche, percebi que realmente fazem bastante efeito, porque as dores nos músculos aumentaram exponencialmente no momento em que as baixei para o nível dos tornozelos. A sensação de dor nos gémeos aumentou significativamente no momento exacto em que as deixei de usar pelo que a coisa parece cumprir o propósito e não me pareceu de todo que estivesse a sofrer de algum efeito placebo.
Irei adquirir umas idênticas para a recuperação após o esforço e porque sofro bastante dos gémeos - é o que mais me dói após correr - mas durante o exercício vou continurar a andar de pernoca ao léu!

Na questão de correr à noite já percebi que tenho que melhorar o aspecto da visibilidade. Prefiro ser/estar bem visível e para tal vou optar por roupa de cores fluoroscentes, tão na moda agora, mas nas quais revejo alguma utilidade nesta questão dos treinos na noite cerrada.


Fui à procura de uns concelhos de como correr melhor e de forma mais segura à noite e encontrei estas dicas, de entre outras:
How to Run Safe in the Dark - Claimyourjourney
Dicas para correr à noite - O2porminuto

Uma coisa é certa! 
Eu sinto-me mais seguro se for bem iluminado ou com roupa bastante reflectora. Mas isto sou eu que tenho alguma fobia dos carros!Já tenho em casa um colete cor-de-laranja mais antigo que eu sei lá, mas que penso que irá cumprir bem com esta nova função, mas tenho que arranjar uns calções, de preferência uns do tipo Corsários com algo de reflector.

Mas o que é certo é que estou a gostar disto de correr por aí... E até já há desafios no horizonte... Eu e a Sandra já estamos inscritos na Corrida "Fim da Europa"
17kms de asfalto que nos levarão do centro da Vila de Sintra até ao ponto mais Ocidental da Europa, no Cabo da Roca, na Azóia. Consta inclusive do livro World's Ultimate Running Races.Um percurso que conheço como as palmas das minhas mãos e que, no dia 31 de Janeiro de 2016, irei tentar completar a correr, junto com mais uns milhares e alguma malta amiga!
A malta diz que é dura e que tem subidas e coiso e tal...
Mas é na minha Serra, no meu Quintal.
Não podia deixar passar...



Abraçorros!
Vemo-nos por aí...

2 comentários:

  1. Ui Ui Ui que estou a ver que o bichinho te picou mesmo a valer! Estou a gostar de ver!
    A corrida é realmente esse mundo de novas sensações que descreves e das duas uma... ou se gosta, ou se não se gosta! Gostaste? Estás lixado... ehehhe
    As caneleiras dividem a malta. Há quem diga que sim, que dão resultado, outros não notam nada.. eu fico-me pelo "nim". Não noto grandes benefícios em termos funcionais e ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão em treinos mais longos, mas gosto de as usar no mato, para evitar arranhões e também em dias mais frescos, pois sempre protegem as minhas perninhas de alicate, do frio!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, amigo!
      Pois, já percebi que sim, que estou "lixado" eheheheh ;)
      Em relação às caneleiras, eu sou fã para a recuperação após o exercício.
      Não gostei lá muito foi no "durante"... Mas pode ter sido por ser a primeira vez. E como ainda estou numa fase em que tudo é novo, todas as sensações são novas, posso ter interpretado mal o que senti durante aqueles 20 minutos de corrida.
      Como sou um gajo teimoso, ainda lhes vou dar mais umas hipoteses para ver se a coisa resulta durante o exercicio.
      Mas para os dias mais frios também devem realmente ser uma mais valia ;)
      Para a recuperação após o esforço, já estou rendido!

      Abraçorros!

      Eliminar