Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Primeiro Treino/Corrida após lesão

Na sexta-feira ao final do dia voltei a treinar!
Não ao mesmo nível dos registos anteriores, mas de forma bem mais contida e controlada.
Tinha saudades e fui matá-las à beira rio, no passeio marítimo entre a piscina oceânica do Inatel e Paço d'Arcos. Uma corridinha ligeira e curta que serviu mais para testar os meus joelhos e o estado de ambos! Como alguns de vós até sabem, tenho andado às voltas com problemas na Pata de Ganso em ambos joelhos, mas aparentemente a coisa encontra-se ultrapassada.
O que corri não chegou aos 6kms, mas apenas registei os últimos 4, devido essencialmente à minha incrível inaptidão para me entender como deve ser com o Strava...
Os primeiros kms foram feitos meio a correr muuuuito devagar e meio a andar. Estava com receio de sentir novamente dores e deitar por terra todo o trabalho de recuperação - e descanso - feito.


Mas acabei a terminar a corrida a sentir-me bem, sem qualquer dor em nenhum dos joelhos. BOA!
Fiquei contente e mesmo apesar de parecer um caracol nos primeiros kms, fui sempre a progredir e a aumentar o ritmo. Senti-me sempre bem, com os joelhos sempre estáveis e sem sinais de desconforto de qualquer espécie...
Levei o frequencímetro e fiquei a saber uns quantos dados interessantes. Um deles é que faço mais esforço para correr devagar, acima dos 5:45/km, do que mais depressa. Se, para me manter a correr devagarinho os meus batimentos por minuto iam perto dos 160, os mesmos caíram na medida inversa em que aumentei o ritmo. Até determinada altura, depois estabilizou-se na casa das 135/140bpm a correr os últimos dois kms.
Será isto normal?!
Julgo que sim... Até porque, se der ouvidos "à máquina", dá para perceber que todo o motor vai mais estável, que me sinto muito melhor assim que a passada começa a "abrir" e o ritmo começa a fluir...

Em resumo, o meu primeiro treino de corrida após a minha lesão e também o primeiro treino de corrida sozinho, sem qualquer companhia, além do leitor de MP3 e respectivos headphones.
E esta foi também outra coisa boa deste treino de final de tarde. Foi uma prova de que realmente estou nisto das corridas de corpo e alma, de que gosto realmente e que não o estou a fazer só derivado da Sandra também correr e de alguma forma estar a ir de arrasto...
Gosto mesmo da sensação de correr e ao contrário do BTT, a cadência compassada da corrida em estrada ajuda realmente a meter as ideias em ordem e "arrumar a casa"!
Também já percebi que correr só 5 ou 6kms (+/-) me deixa com um "sabe a pouco" na boca e o ritmo médio/alto é o que me agrada mais e onde me sinto mais à vontade.
O problema é que continuo a não querer/poder abusar dos joelhos e tenho que me manter com pouca carga e a fazer distâncias curtas.

Mas isso deixa-me algo apreensivo porque o Grande Prémio Fim da Europa está aí à porta.
Serão 17kms, a malta que já fez diz que a prova é algo dura e eu gostava de a concluir sem ter que andar a meio... E para tal, preciso de já ter ultrapassado este meu problema nos joelhos!
Tenho que ter paciência e de levar os treinos com calma...

Para já, estou de volta às corridas, ainda que na forma "caracol"...
E só isso, já é bom.
Bom?! Não...
É tope, mesmo!!!

Abraçorros,
Vemo-nos por aí...


Sem comentários:

Enviar um comentário