Páginas

domingo, 17 de janeiro de 2016

IIIº "BTT Adraga"

By Maníacos do Pedal

No passado domingo foi dia de rumar ao meu lugar preferido de todos os que conheço para ir passear com a minha bicicleta de montanha.
A somar a este privilegio iria ter a companhia de muita malta conhecida e de muitos amigos!

A manhã adivinhava-se espectacular. Não pelas condições meteorológicas, mas por tudo o resto.
Podia até ter chovido toda a manhã que iria ser brutal na mesma. Mas não choveu! E até nisso fomos bafejados pelas sortes. O que esteve foi uma manhã tranquila e frescota. Bem frescota, por sinal e que o diga o Miguel Melo que não parava de tremer e reclamar do frio enquanto esperava pelo arranque, ainda no LIDL, na Cavaleira.
O parque de estacionamento ficou à pinha com tantos carros. A malta ia chegando e eu ia revendo uns e conhecendo pessoalmente outros companheiros, como o Ricardo Castanhinha.
A manhã gelada e um dia muito tímido iam brindando o pessoal à chegada.



Todos, mais de uma centena de companheiros destas andanças, rumaram à Cavaleira, ainda não eram 08h da manhã para comparecerem à chamada dos Maníacos do Pedal para a 3ª edição do seu passeio (des)organizado "BTT Adraga"
Uma passeata que prometia, com cerca de 55kms por trilhos desta Serra de Sintra, com passagem na mítica praia da Adraga, em Almoçageme.
Arranquei junto com o Tuca, o Luis e o Chambel, mais a malta dos Estrelas do Feijó! O Carlos, o Tobi, o Melo, o João e mais uns quantos amigos! Um grupinho bem composto, portanto...
Com a ida ao café acabámos por começar o passeio já uns 15 minutos depois das 08h o que nos fez sermos quase os últimos a arrancar.
Mas rápidamente começamos a dobrar algum pessoal mais lento e outros já com furos e alguns problemas mecânicos, logo nos primeiros 2 ou 3 quilómetros.

Quando saio da Cavaleira por uma ou outra razão tem sido costume entrar na zona da serra pela Portela de Sintra, mas desta vez fomos por outro lado, rumando na diagonal direitos a Chão de Meninos e ao antigo Bairro da Colónia Penal do Linhó. Estes poucos quilómetros iniciais foram por isso para mim, uma novidade.
Mas foram os únicos. Estes e uns 200m já em plena serra quando percorremos um pequeno singletrack que não conhecia(!). Do restante da volta, já conhecia cada metro, o que me levou a ficar com alguma água na boca e pensar que podiam ter sido escolhidas outras opções ou ter em conta outros trilhos que iriam ser, com toda a certeza, do agrado de todos. Mas Sintra é Sintra. E mesmo optando pelos "tradicionais" e mais percorridos trilhos, mesmo jogando pelo seguro, a serra é sempre um lugar carismático e envolvente, que cativa cada um que por ela passeie.
Quem já conhecia não saiu defraudado, com boas ligações de trilhos, e quem não conhecia ficou encantado! Tanto em dureza, com subidas super boas, longas, empinadas e violentas, como boas descidas e excelentes singletracks que fizeram, com certeza, as delicias de todos.
Os trilhos estiveram sempre ao mais alto nível, com grandes condições!






Houve de tudo para todas as pernas e kits de unhas... Para ser sincero e pelo que vi, principalmente depois da subida desde a Adraga à Azóia, até foi demais para as pernas e unhas de alguns(!) ehehehehe

Houve alturas em que pedalei somente com a malta do Caparica, outras somente com os meus grandes amigos Tuca e Carlos e outras ainda com os "Estrelas" todos e até sozinho numa ou noutra altura. O ilustre Ricardo Castanhinha ia vendo volta e meia junto com os restantes "Cavaleiros", assim como ia revendo muito mais malta conhecida, todos com aquele espirito do melhor que se pode pedir. Salutar e bem disposto, de entreajuda e de diversão pura e simples. Como aliás se pretende num evento deste género!

Aqui e ali ouvia alguém perguntar pela Sandra, várias vezes durante toda a manhã. Muitos grupos de malta conhecida e amigos comuns. No fundo, tudo uma grande família!
Até o Rui Fragoso vi a descer na bolina em direcção à barragem do Rio da Mula enquanto eu subia aquela longa rampa, sozinho. Ainda chamei pelo nome do homem mas nem sei se ele me viu ou ouviu... Ia num grupo de 5 ou 6 companheiros, todos a descer no aço, monte abaixo liderados pelo Diogo do MafraBTT...
Ainda esperei ver o Carlos "Brutus" Paulo mas nem sinal da "laranja mecânica"!


Na praia da Adraga tiramos a foto da praxe e depois subimos todos juntos novamente, mas acabámos por nos separar da malta dos Estrelas do Feijó já depois de levarmos de vencida a povoação da Azóia onde ainda parei para reabastecer e fazer um curto compasso de espera pelos nossos amigos. Algum cansaço em alguns dos seus elementos, associados a furos e alguns problemas mecânicos ditaram um maior atraso dos meus amigos. Na estrada a subir para a Azóia voltei a ver o amigo Nuno Costa mais o pessoal dele. O homem que passou o sábado inteiro a ajudar-nos nas mudanças para a casa nova e que passou, literalmente, o dia todo a acartar móveis ehehehe Obrigado, meu amigo! Devo-te umas quantas fresquinhas ;)


Eu e o Tuca seguimos quase sempre juntos, com o Luis e o Chambel um pouco atrás de nós. Eu e o Mário parámos num café já depois de passarmos a Malveira para mais um sumo negro de cevada revigorante enquanto esperávamos que a restante malta amiga se chegasse a nós. Chegam os homens do "Caparica" mas íamos arrefecendo e do pessoal dos Estrelas nem sinal, pelo que resolvemos seguir novamente os 4 juntos, devagarinho e ir conquistando o que faltava de subidas.

O tempo mantinha-se perfeitamente estável, mas havíamos de chegar mesmo à queima de uma larga chuvada que caiu durante umas horas valentes e que começou pouco passava das 13h20, quando ainda nos faltava um par de quilómetros até final. O suficiente para me fazer vestir o impermeável já que ameaçava cair com pujança, mas tal não aconteceu até chegarmos ao destino.
Aí sim, e já meio abrigados debaixo da porta traseira da minha carrinha, eu e o Tuca, enquanto esperávamos pela restante malta vimos cair uma valente carga de água. Muita malta ainda havia nos trilhos e lembrávamos dos nossos amigos que ainda andavam a pedalar e arrepiávamos-nos por eles.
Esperámos ainda uns minutos debaixo do improvisado telheiro. Eu aproveitei e mudei de roupa enquanto o Tuca arrefecia já meio encharcado.

Mais uns minutos e aparece a malta do Caparica BTT, o Luis e o Chambel com o seu colete de penas(!)
Os abraçorros da praxe e as rápidas despedidas ainda sem o Carlos e restante malta dos Estrelas do Feijó terem chegado...
Rumei a casa feliz e de barriguinha cheia de BTT do bom e do melhor!

Aos meus amigos, companheiros e restante malta dos trilhos, obrigado pela manhã que proporcionaram! E também aos Maníacos do Pedal, o meu obrigado.

Vemo-nos por aí.
Abraçorros!

1 comentário:

  1. Boas companheiro do pedal.
    Também fiquei muito feliz por te conhecer pessoalmente finalmente. Não tem havido mais oportunidades, e com a chegada do Abacate, cheio de saúde é o mágico importante.

    Gostei do Ilustre...

    Ainda não li mas vou ler a vossa aventura pelo Algarve. Grande abraço

    ResponderEliminar